Andei a pesquisar e passo a citar as minhas fontes. Vai, provavelmente, sair daqui um texto gigante! LOL Mas se estiverem um bocadinho interessados, acredito que vai valer a pena...! ;)

Sono (do latim somnu, com o mesmo significado) é um estado ordinário de consciência, complementar ao da vigília (ou estado desperto), em que há repouso normal e periódico, caracterizado, tanto no ser humano como nos outros animais superiores, pela suspensão temporária da actividade perceptivo-sensorial e motora voluntária.
O sono divide-se em dois estágios fisiologicamente distintos:
• REM (Rapid Eye Movement ou "Movimento Rápido dos Olhos"); e
• NREM (Non Rapid Eye Movement ou "Movimento Não Rápido dos Olhos").
O Sono REM, caracteriza-se por uma intensa actividade registada no Eletroencefalograma (EEG) seguida por flacidez, paralisia funcional, dos músculos esqueléticos. Nesta fase, a actividade cerebral é semelhante à do estado de vigília. Deste modo, o sono REM é também denominado por vários autores como sono paradoxal, podendo mesmo falar-se em estado dissociativo.
Nesta fase do sono, a actividade onírica é intensa, sendo sobretudo sonhos envolvendo situações emocionalmente muito fortes.
É durante essa fase que é feita integração da actividade quotidiana, isto é, a separação do comum do importante. Este representa 20 a 25% do tempo total de sono e surge em intervalos de sessenta a noventa minutos. É essencial para o bem-estar físico e psicológico do indivíduo.
O Sono NREM (ou não-REM) ocupa cerca de 75% do tempo do sono e divide-se em quatro períodos distintos conhecidos como estágios 1, 2, 3 e 4.
• Estágio 1:
Começa com uma sonolência. Dura aproximadamente cinco minutos. A pessoa adormece. É caracterizado por um EEG semelhante ao do estado de vigília. Este estágio tem uma duração de um a dois minutos, estando o indivíduo facilmente despertável. Predominam sensações de vagueio, pensamentos incertos, mioclonias das mãos e dos pés, lenta contracção e dilatação pupilar. Nessa fase, a actividade onírica está sempre relacionada com acontecimentos vividos recentemente.
• Estágio 2:
Caracteriza-se por a pessoa já dormir, porém não profundamente. Dura cerca de cinco a quinze minutos. O EEG mostra frequências de ondas mais lentas, aparecendo o complexo K. Nessa fase, os despertares por estimulação táctil, fala ou movimentos corporais são mais difíceis do que no anterior estágio. Aqui a actividade onírica já pode surgir sob a forma de sonho com uma história integrada.
• Estágio 3:
Tem muitas semelhanças com o estágio 4, daí serem quase sempre associados em termos bibliográficos quando são caracterizados. Nessas fases, os estímulos necessários para acordar são maiores. Do estágio 3 para o estágio 4, há uma progressão da dificuldade de despertar. Esse estágio tem a duração de cerca de quinze a vinte minutos.
• Estágio 4:
São quarenta minutos de sono profundo. É muito difícil acordar alguém nessa fase de sono. Depois, a pessoa retorna ao terceiro estágio (por cinco minutos) e ao segundo estágio (por mais quinze minutos). Entra, então, no sono REM.
Este estágio NREM do sono caracteriza-se pela secreção da hormona do crescimento em grandes quantidades, promovendo a síntese proteica, o crescimento e reparação de tecidos, inibindo, assim, o catabolismo. O sono NREM tem, pois, um papel anabólico, sendo essencialmente um período de conservação e recuperação de energia física.
Durante o sono, o indivíduo passa, geralmente por ciclos repetitivos, começando pelo estágio 1 do sono NREM, progredindo até o estágio 4, regride para o estágio 2, e entra em sono REM. Volta de novo ao estágio 2 e assim se repete novamente todo o ciclo.
Ao dormir, os sentidos perdem-se na seguinte ordem: visão, paladar, olfacto, audição e tacto. O tacto desperta ao mais leve toque sobre a pele. É o vigia do corpo adormecido.
Ao despertar, os sentidos voltam nesta ordem: tacto, audição, visão, paladar e olfacto.

Sonhos
Os sonhos ocorrem no sono REM e não devem ser necessariamente lembrados. A lembrança de sonhos exige que haja um despertar durante o sonho pois a memória só funciona após 5 minutos de vigília. Despertares podem indicar distúrbio do sono. Quem dorme bem tem um sono calmo e pode nunca lembrar de um sonho. O corpo sofre uma paralisia quase completa durante o sono REM que nos impede de "representar" os sonhos. Há um distúrbio em que um defeito desta paralisia do REM permite à pessoa representar o sonho, fazendo-a correr risco de acidentes.
Despertares
Pequenas intromissões da vigília durante o sono normal ocorrem na forma de despertares breves nos quais não se recupera a consciência ou a memória. Isto se manifesta através de 30 a 60 movimentos por noite, quando se muda de posição ou se arruma as cobertas, sem que se lembre disso pela manhã. Os movimentos ocorrem nas trocas de estágio e nos estágios de sono mais superficial.

Conselhos para Dormir Melhor
• À noite, procure comer somente alimentos de fácil digestão e não exagerar nas quantidades
Evite tomar café, chás com cafeína (como chá-preto e chá-mate) e refrigerantes derivados da cola, pois todos são estimulantes ("despertam").
• Evite dormir com a TV ligada, uma vez que isso impede que você chegue à fase de sono profundo.
• Apague todas as luzes, inclusive a do abajur, do corredor e do banheiro
• Vede bem as janelas para não ser acordado(a) pela luz da manhã
• Não leve livros estimulantes nem trabalho para a cama
• Procure usar colchões confortáveis e silenciosos
• Tire da cabeceira o telefone celular e relógios
• Tome um banho quente, de preferência na banheira, para ajudar a relaxar, antes de ir dormir
• Procure seguir uma rotina à hora de dormir, isso ajuda a induzir o sono
As palavras que considerei mais complicadas (tirando na teoria da hélice dupla!) têm um link para uma explicação. Só houve uma coisa que eu não percebi... O que é que eles querem dizer, nos Conselhos para Dormir Melhor, com livros estimulantes?? hmm!?! Aceitam-se sugestões! =P
3 comentários:
Realmente, o teu mal é sono!! LOL
Beijinhos maninho!!
Gostei do artigo! É grande mas vale a pena ler. Infelizmente durmo muito mal mas é curioso saber a informação que deixas aqui.
Às vezes levo trabalho para a cama (artigos científicos) ou então tenho um livro espectacular que não consigo parar de ler (daí o estimulante né? =P eheh)
Desejo-te umas boas noites de sono! E para ajudar à vida saudável, não te esqueças da boa alimentação =)
bjs e bom resto de semana!
"Sono (...) é um estado ordinário de consciência" quem escreveu isso nunca teve uma semana como as minhas! :P
Dormir é a coisa mais estraordinária... :)
É um belo artigo. Não sabia que o tacto era tão sensível.
Beijinhos*
Enviar um comentário