quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Bolo de Requeijão

Eu pensava que este bolo era muito conhecido, mas como já apanhei duas pessoas que não sabem o que é, deixo aqui a receita! Devo referir que existe uma variante, em que a pouca farinha é substituída por amêndoa ralada. Eu não gosto dessa, mas se forem adeptos de amêndoa, têm todo o meu apoio para a procurarem e experimentarem! :P Não deixem é de experimentar uma das duas, porque este é um bolo fantástico!


Ingredientes:

275g de requeijão fresco
275g de açúcar
4 ovos
100g de manteiga
4 colheres (sopa) de farinha
1 colher (chá) de canela moída
1 colher (chá) de fermento em pó*

Preparação:

Triturem o requeijão até obter uma massa fina. Juntem-lhe o açúcar e batam bem. Adicionem os ovos, uma a um, e a manteiga amolecida. Juntem por último, e incorporando apenas, a farinha, o fermento e a canela. Deitem a massa numa forma MUITO bem untada (é MUITO importante!!) e levem ao forno. Este bolo fica sempre húmido, não vale a pena esperar que o palito esteja 100% seco, retirem quando estiver lá perto. Desenformem ainda quente.

Bom apetite!! =D

*Esta colher de fermento não vem na receita pela qual me guiei, mas depois de uma queixa sou obrigado a colocá-la aqui! Eu uso sempre farinha que já tem fermento, o bolo fica pequenino, mas eu acho normal. Acontece que se não usarem farinha que já tiver fermento, o resultado pode não ser tão agradável quanto desejavam! LOL Por isso para prevenir, e porque um bocadinho de fermento a mais não deve fazer mal nenhum, aqui fica a nota e a devida correcção! ;)

4 comentários:

Unknown disse...

Aiiiii! esse bolo!!! Devo ter fikado kuase meia hora a olhar pa ele! LOL tem um aspecto deslumbrante! =D mas olha...tenho uma dúvida..Quanto tempo deixas no forno e a k temperatura +/-? É k ñ tenho akela tendência 'homicida' para tar smp a espetar o palito no bolo..! LOL =P**

Ana disse...

Olá!

as sopas pareceram-me mt boas, mas este bolo, n conhecia mesmo! tem otimo aspecto =)

Finalmente vais poder voltar a comer coisas normais :) agora tens ke por em dia a cozinha!


Bjs

Unknown disse...

Epa...!

Tens de ver se escreves um novo post, pk cada vez k venho cá ver se há algo de novo deparo-me com este maravilhoso bolo! É k ainda ñ tive oportunidade de o provar!

É uma autêntica tortura! LOLOL

Unknown disse...

Ah pois! axo muitíssimo bem! Se ñ fosse eu a experimentar fazer esse bolo e a sair uma miniatura, viriam ainda mais reclamações! hehehehe =P

Mas pronto, posso admitir k mesmo pekenino é mt bom...vale a pena experimentar! fiz na 3a e ainda hj ta 'molhadinho', espectaculo! =P