domingo, 15 de fevereiro de 2009

Feijoada de Chocos

Há quem goste de mais de umas coisas, outros de outras... há quem prefira carne, outros peixe, uns gostam mesmo é de sobremesas, outros sonham com sopas... Para mim, quem gosta simplesmente de comer NUNCA consegue resistir a uma boa feijoada de chocos!



Comecem por refogar 1 cebola grande, 3 dentes de alho e uma folha de louro num fio de azeite. Vão mexendo sempre e quando estiver tudo lourinho, refresquem com um pouco de vinho branco. Juntem 1kg de choco limpo e cortado aos bocados e deixem-no deitar um bocadinho de água.

Enquanto isso, podem pegar numa mão de feijão branco cozido e passá-la pela varinha mágica. Coloquem este puré no chinês, ou passador, e coem para um recipiente, adicionando água quente e mexendo sempre. Juntem água até perfazer cerca de 1L. Ficam com um 'caldo de feijão branco' que servirá para ir adicionando à feijoada, enquanto tudo coze. Isto dá um sabor maravilhoso e deixa o molho mais espesso!

Quando o choco já tiver perdido alguma água, juntem 1 cenoura cortada às meias-luas. Temperem com sal e pimenta e esperem um pouco até adicionar uma lata de tomate aos pedaços. Deixem 'estufar' um bocadinho e depois vão adicionando o tal caldo, controlando o molho e mexendo sempre.

Quando acharem que falta pouco para o choco estar naquele ponto que preferem, juntem o feijão, salsa e coentros picados. Eu adicionei também umas gambas e umas ameijoas que congelei há uns tempos, assim que acabaram de cozer. Se preferirem o feijão mais 'bem passado', adicionem-no um pouco antes e eu não pus quantidades porque acho que depende do gosto de cada um. Deve-se servir com arroz branco e solto.

Esta receita vai um pouco com a experiência, mas acreditem que é fácil apanhar-lhe o jeito! ;)

Cumps! =D

1 comentário:

Unknown disse...

hmmm mt fixe..gosto! =D***