domingo, 12 de julho de 2009

Strawberry Cheesecake

Como é que eu hei-de introduzir esta receita?

Por vezes fazer um prato, ou uma sobremesa, aparece por sugestão. Por vezes uma sugestão minha, por vezes uma sugestão de outra pessoa. Quando várias pessoas sugerem a mesma coisa, o interesse aumenta.

E se acrescentarmos à sugestão um 'prémio', em caso de uma avaliação positiva da receita, o processo de 'criação' de uma receita especial torna-se deveras interessante!

A receita é esta:

Cheesecake!

Base de Bolacha:
Coloque 175 g de bolachas Maria no 123 e desfaça-as. Adicionam-se 50 g de açúcar amarelo e 75 g de margarina derretida e amassa-se bem com a mão.
Tenham à mão uma forma redonda de aro amovível, com 22cm (ou 24cm) de diâmetro, deitem dentro o preparado de bolacha e comprimam bem com uma colher. Levem ao forno a cozer a 200º durante uns 10 minutos. Retirar e deixar arrefecer.

Creme de queijo:
Bater 400 g de queijo para barrar até obter um creme suave. Juntar 1 lata de leite condensado, 60 mL sumo de limão, 3 mL de essência de baunilha e misturar tudo muito bem, mantendo a cremosidade. Envolver 170 g de chantilly. Colocar na base, alisar o topo e levar ao frigorífico para o dia seguinte.

Topping:
Dissolver 1 frasco de St. Dalfour de Morangos em 2 colheres de sopa de água a ferver. Esperar que arrefeça e espalhar pelo preparado que ficou a aguardar no frio. Levar ao frigorífico e desenformar apenas antes de servir.


Notas: Eu usei doce de morango, mas podem usar um qualquer. Sugestão de quem sabe, usar de frutos silvestres! O queijo para barrar foi o Philadelphia e o chantilly usei de compra, daqueles que vêm 'à pressão' numa lata. Foi sugestão de uma receita do allrecipes.com, e parece-me uma óptima alternativa, pois natas batidas podem não resultar tão bem, sendo necessário recorrer a folhas de gelatina para o conjunto não se desfazer! E talvez a base não precise de tanto tempo no forno...


Como nota final, quero deixar bem claro que o resultado da receita soube muito bem! Ainda me soube melhor poder presentear as pessoas que me sugeriram fazer esta sobremesa com tão belo trabalho!! E o 'prémio', esse, vai com certeza ser muito muito muito bem estimado...! ;)

Cumps!

3 comentários:

Unknown disse...

Hmmm...ADORO cheesecake! (/me baba-se á grande LOL)

Não há um dia em k xegue cá e n goste das receitas k metes aki! A maior parte delas são as minhas favoritas! =D

tás lá! hehe =P***

Ana disse...

um dos meus bolos favoritos ( o outro é o bolo de bolacha com creme de manteiga, e não com leite condensado) :P

excelente receita tiago!

Leonor disse...

Tem a dizer que este cheesecake faz uma pessoa ficar com um enorme dor de barriga, vomitar a noite toda, e ficar doente nos 3 dias seguintes.. AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH nada disso! Muito bom! Voto neste! E espero que o prémio seja bem estimado, seja ele qual for :P.....