quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Um post muito British!

Ando com muito pouco tempo para o blog. Porque vou fazendo férias aos poucos, o tempo para cozinhar e para escrever torna-se escasso. Mas hoje decidi tirar algum tempo para publicar qualquer coisinha!

Fui passar um fim-de-semana a Londres, mas com tão pouco tempo para visitar e passear, não trouxe grande coisa para contar aqui no blog... Mas gostei da cidade, tem um 'estilo' muito próprio!







Para além do estilo, o pequeno-almoço deles é algo que eu adoro!! :D E foi o que tentei recriar hoje! Comprei uma lata de feijões "à inglesa", no Continente, mais umas fatias de bacon, uns ovos, umas salsichas... Não foi nada típico, foi mais para a gracinha de tentar recriar um pequeno almoço inglês em casa!



Para além dos pequenos-almoços, outra coisa em que eles são bons é em lanches. O típico chá não pode faltar, mas os bolinhos também são importantes! Muffins de Maçã e Canela foi uma das receitas que a mais recente portuguesa inglesada me enviou! :P E reza assim:

Ingredientes:

  • 250gr farinha
  • 1 colher (chá) fermento
  • 80gr açúcar amarelo
  • 60gr manteiga
  • 2 dl leite
  • 1 maçã verde
  • 1 ovo, batido
  • 1 colher (café) canela
  • 1 pitada de sal

Preparação:

1 – Descasca a maçã, corta ao meio, tira o caroço e rala num ralador de legumes (ou então põe mesmo aos bocadinhos, ou pica ou whatever!)
2 – Numa tigela mistura a farinha, o açúcar, o fermento em pó, a pitada de sal e a canela.
3 – Acrescenta a manteiga derretida, o ovo batido e vai deitando o leite em fio, mexendo sempre. Junta a maçã.
4 – Unta com manteiga, 8 forminhas de queques, deita-lhes o preparado anterior e leva a forno aquecido a 180º, durante 20 minutos. Vai vigiando, porque se ficarem muito cozidos, ficam secos.

Ora, a mim deu-me MUITO mais do que 8 forminhas! São pouco doces, por isso bons para acompanhar o tal chá, às 17h em ponto, claro! :D


E ainda antes desta onda British, a mais recente portuguesa inglesada deu-me a provar Apple Crumble. Eu adorei, pedi a receita e só há coisa de umas semanas é que experimentei! As maçãs reinetas já estavam mesmo no limite da validade, e derreteram-se todas com o calor do forno!

Em pesquisa pela net, vi que há muitas maneiras de se fazer este petisco. Algumas até fazem uma espécie de puré de maçã e só depois vão ao forno com a crosta... No entanto, a receita que me deram resulta lindamente! E é fácil imaginar algo para adicionar a esta receita, que deve ficar óptima acompanhada com uma bola de gelado de baunilha e uns fiozinhos de caramelo, e quem sabe, umas passas e muesli ou frutos secos, adicionados à receita! :D Para a minha receita naquele dia, fiz assim:

Ingredientes:
  • 4 maçãs reineta
  • 75g de açúcar amarelo
  • 50g de farinha
  • 25g de farinha integral
  • 75g de margarina
  • 1 colher de chá (bem cheia!) de canela
  • umas gotas de essência de baunilha

Preparação:

Liguem o forno a uns 180º. Retirem os caroços e descasquem as maçãs. Cortem em cubos com um tamanhinho jeitoso. Eu também lamino uma, para colocar no fundo da forma. Deitem os cubos por cima. Numa taça, juntem os outros ingredientes e batam até obterem algo com uma textura 'esfarelada'. Não derretam a manteiga! Espalhem, sem calcar, este preparado sobre a maçã. Vai ao forno até se formar uma crosta douradinha! :D E está pronto para retirar, deixar arrefecer e saborear! É óptimo para uma sobremesa num dia de assado, pois é extremamente simples e pode-se usar o calor de aquecer o forno antes do assado, e enquanto o almoço assa e se come, o crumble arrefece!

O meu ficou algo parecido com isto:


O próximo vai ficar algo parecido com isto:



=D Cumps!


PS: Ainda vos deixo mais uma fotografia, de um 'pormenor' Num livro de receitas portuguesas, traduzido para Inglês! :D É incrível como eles conseguem colocar classe e "fineza" nas coisas! :P LOL

3 comentários:

Leonor disse...

Com que então pouco tempo para passear que nem deu para trazer para contar... Fica sabendo que a portuguesa inglesada mostrou-te praticamente tudo!

Depois as receitas têm direitos de autor, por isso é favor indicar CORRECTAMENTE!!!

E por fim, esqueceste de contar como adquiriste a foto do livro. É que essa foi a parte mais gira :P

Resumindo...o post podia estar melhor! AHAHAHAHAHAHAHAHAH Estou a brincar, claro! Está excelente!

Está muito bom. A ver se visitamos outras para teres assim tantas receitas! ;)

Rui disse...

já tenho saudades das nossas jantaradas...! aqui nos states o pessoal só come... enfim, dejectos (tipo pepsi ao pequeno almoço)

Ana disse...

olá!!!
e cm eu adoro pekeno almoço inglês :P
e o escocês :P

adorei as tuas receitas! eu a minha mãe fikámos aki a babar-mo-nos para o teu apple crumble e os muffins! kdo é ke crias uma empresa e vens trazer os bolinhos a casa?

Bjssssss