sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Bolo de Cenoura e Avelãs

Ainda não arranjei maneira de colocar aqui as fotos das férias, mas tenho receitas novas! Esta é uma delas. Ando a tentar arranjar um bolo de cenoura bem húmido, para cobrir com um creme de queijo. Este é bom, mas não é o que procuro... e o creme desta receita também não é mau, mas eu não recomendo... LOL De qualquer forma, é um bolo bastante simples e agradável, por isso aqui fica a receita!

Bolo de Cenoura e Avelã

Ingredientes:

  • 2 cups de açúcar
  • 3/4 cup de óleo vegetal
  • 3 ovos
  • 1 colher de chá de extracto de baunilha
  • 3/4 cup de buttermilk * (ver nota no fim)
  • 2 cups de cenoura ralada
  • 2 cups de farinha
  • 2 colheres de chá de fermento
  • 2 colheres de chá de canela
  • 1 colher de café de sal
  • 1 cup de avelãs passadas no 1-2-3

Preparação


- Aquecer o forno a 180º C. Preparar a forma do bolo, untando com margarina e polvilhando com farinha.

- Numa taça larga misturar bem o açúcar, o óleo, os ovos, a baunilha e o buttermilk. Juntar a cenoura.

- Numa taça separada colocar e misturar a farinha, o fermento, a canela e o sal.

- Juntar cuidadosamente à mistura na outra taça. Misturar avelãs nesta altura.

- Colocar na forma e levar ao forno uns 45-50 minutos, ou até o palito sair seco.


* - O buttermilk, pelo que entendi, é um liquido que sobra quando se faz manteiga. Adiciona-se aos bolos para ficarem mais fofos, porque reage com o fermento em pó ( ou com bicarbonato de sódio). As sugestões que encontrei na net dizem para juntar uma colher de sumo de limão a uma cup de leite, e aguardar 10 minutos à temperatura ambiente antes de usar. Foi o que fiz, e não me queixo! :P


Cumps! ;)

4 comentários:

Marina disse...

Eu queria fazer bolo de cenoura no aniversário do meu marido (Fevereiro) mas acabamos por passar uns dias no hospital e até agora não calhou... Este mês começa uma onda de aniversários na família (parece que combinram todos, lol) e ainda bem que me lembras do bolo de cenoura que andava esquecido. Tenho uma receita guardada que me pareceu muito bem... O creme de queijo é fantástico! Deixo o link se quiseres também experimentar:
http://noblepig.com/2010/01/15/alton-browns-18carrot-cake.aspx
Também tenho outra receita do J. Oliver, se quiseres diz qualquer coisa que eu mando-te.
Olha que uma ganache de chocolate também não lhe ficava nada mal!
Um beijinho e bons cozinhados.

SoulHeaven disse...

Olá Marina! :D

Desde já um muito obrigado pela visita!

Espero que já esteja tudo bem, embora os dias nos hospital tenham sido em Fevereiro... Geralmente, e salvo certos casos, não são visitas agradáveis!

Eu já tenho uma receita de bolo de cenoura que leva ganache de chocolate, e que se costuma fazer cá em casa. Não fica é muito húmido, até tem a tendência para ficar enqueijado, e por isso o que procuro é um bolinho que saiba muito a cenoura, bem húmido, para usar o tal creme de queijo!

Quanto à receita do link que ficou aqui, retive estas frases:

«I love Alton Brown and the science background he puts behind every recipe. His cookbook goes into deep explanations as to how and why we mix, stir, beat etc. If you are interested, it's worth the read and gives you reason for doing the things we do in the kitchen. I like that.»

E eu também adoro esta ciência na cozinha!! É esta ciência e a tal exactidão nas medidas que faz os bolos ficarem fofinhos ou enqueijados... :P lol

Quanto ao creme de queijo, o dessa receita é semelhante ao que fiz. Achei que tinha demasiado açúcar... Para a próxima, o que vou experimentar fazer é substituir a manteiga e o açúcar por chantilly. Como o bolo é guardado no frigorífico, porque estes bolos mais húmidos fresquinhos é que são bons, não deve haver grande problema! :D

Beijinhos e continuação de bons cozinhados! ;)

Marina disse...

Testei hoje a receita do Alton Brown! Acabei agora de rechear o bolo. Parece que ficou bom mas só vou povar logo à noite. Depois conto como foi no blog.
Beijinhos.

Ana disse...

ah e tal... receitas novas e nada!!! então fugiste? ta td bem ctg tiago? dá notícias!
bj