terça-feira, 10 de novembro de 2009

Gripe Ahn?! (e Risotto 'tipo' Strogonoff)

Epah, fiquei uma semana de baixa por causa de uma constipação!! Anda tudo doido.... Se a semana fosse de férias, não parava muito por casa... Mas como gosto de cumprir as minhas baixas médicas, vou ficar cá por dentro... E assim sendo, a cozinha é o 'hobbie' mais 'lógico'.

Assim sendo, hoje para o jantar houve: Risotto 'tipo' Strogonoff!

Coloca-se um bocadinho de manteiga a derreter num tacho, e água a ferver noutro. Na manteiga derretida deitamos farinha maizena, na água a ferver deitamos um caldo de galinha. Mexe-se a farinha, até parecer descolar do tachinho e dps junta-se leite aos poucos, até ao ponto certo, temperando com noz moscada, pimenta e sal. Reserva-se o caldo e o molho.

Agora os bifes (neste caso de peru), ao colocados entre duas películas aderentes, convenientemente temperados com sal, pimenta e alho. Batem-se para a espessura ficar uniforme, algo que fará toda a diferente na hora de temperar. Deixem-nos a tomar gosto por uns instantes, enquanto se arranjam e cortam os cogumelos, e se leva ao lume uma boa dose de margarina com uma boa cebola picada. Juntem os cogumelos quando começar a fervilhar, e enquanto tudo refoga, cortem a carne às tirinhas. Juntem aos cogumelos, e deixem alourar.

Quando estiverem prontos, retirem o maior que puderem com o utensílio que vos der mais jeito. Não tenham problemas em deixar alguns cogumelos! :P De seguida deitem o arroz e deixem fritar durante uns instantes. Quando o arroz está no ponto, eu aumento o lume enquanto me viro para agarrar no vinho e deito um cheirinho no meio do arroz, baixando logo o lume. Mexe-se bem, e adiciona-se assim que o arroz absorver o vinho, uma boa dose de caldo. Nesta altura eu adiciono também um bocadinho de ketchup e mostarda. Mexendo sempre, junta-se o resto do caldo aos bocadinhos. Quando estiver praticamente pronto, juntem o molho branco, a carne e os cogumelos. Rectifiquem temperos e sirvam de imediato.

Já agora, para a próxima vou usar carne de vaca... Não deita tanta água, tem um sabor mais intenso e deve tornar este prato ainda mais interessante... Bem temperadinha, bem fritinha... nhami nhami!

Cumps! ;)

2 comentários:

Marta disse...

Hmmm..very nice! gostei! =)***

Nádia disse...

Uma bela revelação, este teu blog. Fiquei fan, e este fim de semana vou já experimentar esta receita. Parece-me muito apelativa.
Beijokas e vai ''postando'' novidades!