terça-feira, 24 de junho de 2008

Bolo Pudim - Óptimo para o Verão!

A minha sensação é de que esta iguaria é relativamente conhecida... A quem não a conhece só posso dizer que é extremamente simples, refrescante e saborosa!

A ideia é levar ao forno o pudim e o bolo que, por terem densidades diferentes, não se misturam e ficam por camadas! É um bolo que se deve manter no frigorífico, logo está sempre fresquinho para quando chegamos da praia! :P

Ingredientes (para a massa do bolo):

4 ovos
o mesmo peso dos ovos em açúcar
metade do peso dos ovos em farinha
1 colher de chá, bem cheia, de fermento em pó
raspa de limão

Ingredientes (para o pudim):

6 ovos
6dL de leite
200g de açúcar
raspa de limão

São ainda necessárias umas 16 colheres de sopa de açúcar para o caramelo


Preparação:

Primeiro prepara-se o caramelo com o qual se vai forrar a forma do bolo. Tenham atenção em ter a forma preparada, pois o caramelo solidifica depressa e é preciso que fique bem espalhado! Deitem pelo centro, para forrar logo o bocado da forma que faz o buraco a meio do bolo e depois, com cuidado, vão fazendo o caramelo deslizar pelos lados da forma. Deixem arrefecer bem o caramelo (ele vai estalando) e, quando já estiver frio, barrem com margarina, por cima do caramelo, deixando uma camada fininha (não é preciso besuntar! lol)

Agora o Pudim: Misturem muito bem o açúcar com os ovos, sem usar a batedora eléctrica! Quando o açúcar estiver dissolvido, adicionem o leite e a raspa do limão. Eu costumo usar raspa de limão e baunilha! Depois de tudo mexido, coloquem o preparado na forma já preparada.

Massa do Bolo: (aqui já se pode usar a batedora eléctrica) Bata muito bem as claras em castelo! Certifiquem-se que ficam fofas e firmes. Depois batem-se muito bem as gemas com o açúcar e a raspa do limão. Eu costumo dispensar a raspa do limão e substituo por canela e um licor... Depois de tudo bem misturado, envolve-se alternadamente ao preparado as claras em castelo e a farinha, com o fermento misturado (sem batedora eléctrica, só ligando tudo delicadamente, um pouco de claras, e depois um pouco da farinha de cada vez).

Deite este preparado sobre o pudim e vai reparar que a massa não se misturar e fica a "flutuar" sobre o pudim! Leve a cozer em forno moderado. Verifique se está cozido e, quando assim for, retire, deixe arrefecer, descole dos lados e só depois desenforme! Este é um bolo que não vai querer forçar a desenformar... LOL Mas com o caramelo arrefecido, a tarefa torna-se simples, só é preciso paciência para que arrefeça!

Guarde desenformado no frigorífico até servir, e acreditem... vale bem a pena guardar um pouco no frigorífico até à primeira fatia! =D


E pronto! Dito assim até pode parecer complicado, mas não é! Só é preciso paciência! E caso tenham dificuldades em espalhar o caramelo, podem sempre, com cuidado, colocar a forma do bolo a aquecer num bico do fogão e voltar a "moldar" com a ajuda de uma colher. ;)

Este bolo pudim foi feito à pressa, daí o aspecto menos cuidado evidenciado na foto! LOL A próxima experiência vai ter a mesma "estrutura", mas com bolo de chocolate e pudim de laranja! :P Vamos lá ver como fica...

Bom apetite! =D

3 comentários:

Unknown disse...

ai ai... k fomeca =( lolol

Ana disse...

Andas sp a cozinhar! O melhor é deixares os teus aviõezinhos e abrires um restaurante :PpP

Bjssss

Filipa disse...

Olá! Obrigado pela visita e comentário.

Muito bom aspecto que tem este bolo pudim.

beijos