domingo, 27 de julho de 2008

Risotto!

O risotto é daquelas coisas... apaixonantes! Eu já tinha essa noção e troquei muitas impressões antes de me aventurar! A primeira experiência correu mal, a segunda, em casa da Fipa, correu BASTANTE melhor! Mesmo assim há ainda muito espaço para progredir, antes de tentar a receita de Risotto de Cogumelos que encontrei na Escócia!

Porque é que uma receita que ainda não correu bem é tão apreciada? Porque de cada vez fica melhor! Dá trabalho, mas exige que a cada vez que se faz sejamos mais apurados, mais exactos, mais atentos... E o resultado final... é tão bom!


«Making a good risotto is rather like riding a bicycle: It takes a little bit of practice to begin with, and a certain amount of concentration thereafter.»


Também ouvi uma vez alguém dizer que para o risotto ficar bem, é preciso aprender a fazer amor com ele! LOL É preciso gosto, estar com atenção, ter aquele toque... ir adicionando o caldo... condimentar nas porções certas... Enfim! Adoro risotto!

Em casa da Fipa o menu foi uma variante de Risotto de Galinha à Milanesa e, para sobremesa, Fondue de Chocolate! =D

Ingredientes: (para duas pessoas)

60g de margarina
500g de frango finamente fatiado
1 cebola picada
1 lata pequena de cogumelos laminados
250g de arroz arborio
1L de caldo de galinha
75mL de vinho branco
1 colher de chá de açafrão em pó
sal e pimenta
milho
queijo parmesão ralado


Preparação:

Arranjem e temperem a carne, juntando um bocadinho de sumo de limão. Façam o caldo de carne, fervendo a água e adicionando 1 ou 2 caldos Knorr. Eu usei, também, umas tirinhas de bacon e as partes dos peitos de frango que retirei (algumas peles, gorduras, etc...) quando o arranjei e cortei. Refoga-se a cebola, os cogumelos e o frango na manteiga, até ficarem bem tostados. Junta-se o arroz e mexe-se bem. Deixem o arroz fritar um bocadinho e juntem o vinho, o açafrão, o sal e a pimenta. Deixem o vinho evaporar. O caldo deve estar sempre num lume pequeno e fraquinho, para se manter quente. Quando o vinho estiver praticamente evaporado, juntem umas quantas conchas de caldo, até tapar o arroz. Vão sempre controlando e mexendo o arroz e adicionando caldos, aos poucos, quando virem que este está a ficar seco. O lume deve estar brando e o arroz deve demorar uns bons 20 minutos a cozer. Não deixem de mexer o arroz!

«O risotto é um prato típico italiano em que se fritam levemente as cebolas e o arborio, ou o arroz em manteiga, e se vai gradualmente deitando caldo de carne e outros ingredientes, até o arroz estar cozido e não poder absorver mais líquido.

Risotto, que significa literalmente pequeno arroz, é um prato típico da região do Norte da Itália, mais especificamente ele provém da Lombardia. O risoto data do século XI quando o sul da Itália era dominado pelos Sarracenos e esses trouxeram o grão usado para a preparação do ristoto.

A receita original de risoto surgiu em 1574. Por quase 200 anos, nesse tempo, havia muito trabalho na construção de uma Catedral, Duomo di Milano, havia carpinteiros, arquitetos e pintores de toda a Europa. Em uma pequena fazenda poliglota ali perto havia uma comunidade Belga: Valerio de Fianders, mestre na fabricação de vidros, tinha que fabricar algumas janelas para a Catedral e isso lhe trouxe muitos estudantes. Um em particular se destacava dos outros devido a sua abilidade de misturar cores. Seu segredo era misturar um pouco de açafrão quando o vidro estivesse pronto. Seu mestre sabia da paixão de seu mais prospero aluno por açafrão, mas fingia que não sabia de nada e se limitava a disser a seu aluno, irritando-o, que se ele continuasse com isso iria acabar colocando açafrão no risoto. Ápos muitos anos de incomodação o aluno decide aplicar um truco no seu mestre: A filha de Valerio iria se casar e o aluno subornou o cozinheiro para esse colocar no risoto um pouco de açafrão. Imagine a surpresa dos convidados quando viram aquele arroz amarelo. Um teve a coragem de experimentar, depois outro e mais outro e todos adoraram surgindo assim o risotto alla milanese.»

by Wikipédia! =D


No fim, depois de apagar o lume quando o arroz ainda tem um bocadinho de caldo para evaporar, mas já está cozido, solto e cremoso, junta-se um pouco da margarina, queijo e eu juntei também milho!

O risotto absorve uma quantidade de água incrível, e os seus grãos incham bastante! É fenomenal! LOL E com a absorção da água, adquirem os sabores que nela incorporámos. Neste caso, o caldo de carne, mas também se pode fazer de marisco, peixe, vegetais... Combinar o sabor dos caldos, com as especiarias e os ingredientes a usar, é uma arte! =D E as combinações são infindáveis!

É uma receita que requer prática, mas depois de a adquirir é extremamente fácil, imaginativa e impressionante!


Quanto ao fondue... Epah, é fondue de chocolate! Que mais há para dizer!?!? =D LOLOL

Cumps!

4 comentários:

seni disse...

Então mas era volto já ou não era? =P
Já faz agora um dia!

Beijinhoos.

SoulHeaven disse...

Pronto, já está!

Tenho mais uma para colocar, mas se calhar já chega por hoje... :P vou guardar para postar outro dia! =D

Beijinhos!*

Unknown disse...

epa isto tem um aspecto divinal! k vontade de comer!

Anónimo disse...

Epaaaa o fondue, foi... aquela coisa! É claro que comi tudinho pq sou uma menina bem comportada e tu, claro está, um cozinheiro de fazer inveja! Podes continuar que eu provo! :) Nhami nhami agora fiquei com fome... lol ***