domingo, 12 de outubro de 2008

Sopa de Peixe

Fui novamente 'apanhado' por uma amigdalite... e usei o novamente porque já é a terceira vez em menos de 2 meses. Isto era normal quando tinha uns 10 anos, hoje em dia não acho normal e não estou a ver uma forma de isto 'acabar bem'... está aberta uma guerra entre mim e o que quer que seja que me provoca isto!

Hoje acaba a minha primeira semana de férias! Para além da amigdalite, o tempo está... o que está (!) por isso devem imaginar como foi... Só há uma coisa capaz de animar uma pessoa num dia destes: uma malga de sopa de peixe quentinha e acabadinha de fazer! =D

Eu costumo fazer cá em casa uma sopa de peixe simples, tipo 'caldo', virada para a sopa de peixe mediterrânica ou à moda de sesimbra, onde se usam as cabeças do peixe das caldeiradas. No trabalho, a sopa de peixe que costumam servir é espessa, com batata, mas essa nunca fiz. Hoje vou dizer como fiz a cá de casa e depois dou as minhas ideias para a próxima! ;)


Se alguma vez tivesse um restaurante, a maximização do aproveitamento dos ingredientes seria algo fascinante! Tal deve ser levado praticamente ao extremo nos refeitórios, mas aqui em casa esse aproveitamento é mediano... Mas há uma coisa que eu gosto de aproveitar: caldos! Quem é que deita fora a água de cozer o peixe!? Passamos a vida a cozinhar com caldos da Knorr e quando ficamos com um caldo entre mãos... devemos sempre fazer por o aproveitar!!

Depois de o peixe estar cozido, coem a água e reservem-na. Numa panela refoguem em azeite uma cebola picada grosseiramente. A cebola não deve alourar e a quantidade de azeite deve ter em conta a gordura do peixe que se cozeu. Quando a cebola estiver pronta, coloquem 2 dentes de alho esmagados, um ramo de salsa ou coentros, e uma folha de louro na panela. Deixa-se refogar mais um pouco e junta-se o caldo do peixe e um copo de vinho branco. Baixem o lume e, enquanto o preparado levanta fervura, pelem e retirem as sementes a dois tomates. Quando estiver a ferver, juntem o tomate cortado aos quadradinhos. Com o lume brando, e a panela semi-tapada, esperem uns 5 minutos até colocarem a massa (miudinha, de preferência) e rectifiquem o tempero de sal e pimenta. Deixem a massa cozer uns 10 minutos e está pronta a saborear!


Ora, das muitas receitas de sopa de peixe que se podem encontrar por aí, algumas dão umas dicas porreiras... Uma diz para adicionarmos uns pedacinhos de tamboril enquanto a sopa ferve! Deve dar um gostinho espectacular! Outra ideia é variar nas ervas a usar. Nas várias receitas que encontrei sugerem-se: tomilho, poejos, hortelã, oregãos, alecrim e colorau. Algumas receitas sugerem que se refogue também um pouco o tomate e outras adicionam marisco! Num livro de Guisados e Sopas que tenho cá em casa, sugerem que se junte peixe e mexilhões quando se coloca o caldo e o vinho na panela. Mexe-se e tapa-se a panela e cozinha durante 5 minutos, depois junta-se o tomate e umas gambas e cozinha por mais 3 a 4 minutos. Quando o peixe estiver cozido, retiram-se as ervas e os mexilhões que não abriram. A mesma receita sugere também que se sirva este prato em tigelas previamente aquecidas, guarnecidas com tomilho, umas cunhas de limão à parte e fatias de pão torrado esfregadas com alho!

Uma receita simples, mas com bastante espaço para 'improvisos' e 'imaginação'! A minha versão é sempre bastante simples, mas ainda vou experimentar um dia uma versão GTi! =D experimentem vocês uma versão quando alguém cozer peixe aí em casa!

Cumps! ;)

6 comentários:

Unknown disse...

hmmm adoro sopa de peixe! =)

A minha mãe no outro dia fez massada de tamboril mas sobrou ainda um pco e entao guardou pa dps fzr sopa de peixe..era so acrescentar mais agua e sharam! fikou mto boa =D

Ana disse...

outras vez doentinho? =( n me digas ke ainda n e desta ke nos encontramos... tens mm tido azar c essa amigdalite... a minha mãe o ano passado tbm teve uma pneumonia recorrente 3 vezes =/ estas coisas kdo s apanham são mm xatas, e voltam sempre...

desejote as melhoras e bons cozinhados, ke sp te animas um poko!

Bjs

Carla disse...

Olá, espero que já estejas melhor!
Adoro sopa de peixe, é simplesmente deliciosa =)

bjs e rápidas melhoras!

seni disse...

Soul, meu caro, isto anda agreste xD
Não tenho tido tempo para postar e sinceramente, a paciência também nao é muita :P
Está tudo a correr muitoo bem, até estou a gostar do Instituto Superior [das] Trivialidades - aquilo que eu e umas colegas chamamos à minha faculdade por causa dos professores dizerem que todas as matérias são triviais...
Quilos de matéria já dada e outras tantas freqs para fazer, a velocidade é de cruzeiro! :x

Um beijinho enorme (do tamanho do post) *

seni disse...

Agora que estava a ler o teu post, e coentros? Nenhuma receita fala de coentros??
A minha rica sopa não tem nadinha a ver com a tua :O lol
Beijinhos :)*

seni disse...

Pronto, já encontrei os coentros cá: "um ramo de salsa ou coentros" lol.

Beijinhos