domingo, 9 de novembro de 2008

Bola de Carne

Quando há umas sobras de carne e chourição, bacon ou presunto no frigorifico, uma bola de carne é sempre uma opção. Claro que usar fermentos biológicos é sempre preferível do que fermentos em pó, mas quando o tempo escasseia, ou foi uma decisão de última hora, esta é uma excelente opção!

Batem-se muito bem 6 ovos inteiros com 2,5 dl de óleo durante 2 ou 3 minutos, com a batedeira eléctrica. Acrescentam-se aos poucos 350 g de farinha misturada com 2 colheres de sopa de fermento em pó, alternando com 1 chávena de leite. Vai-se sempre batendo e, por fim, junta-se 1 colher de café mal cheia de sal.

Unta-se um tabuleiro (também podem usar uma forma se preferirem) com margarina e polvilha-se de farinha. Deita-se uma camada de massa no tabuleiro e dispõem-se as carnes (+ ou - 400 g - fiambre, presunto, bacon, carne assada, paio, chouriço, o que gostarem e tiverem a jeito).

Cobre-se com o resto da massa e vai ao forno bem quente.


Esta receita foi tirada de um fórum, e os direitos de autor são da Cozinha com a Anna

Cumps! ;)

3 comentários:

Unknown disse...

Hmmmm..lovely! =D ***

Ana disse...

é mto boa!! eu fiz uma variante de bola de carne mto engraçada, k era o seguinte: em vez da forma tradicional, usei formas de queques... então era como ter bolinhos, mas de bola de carne. depois levei-os p praia no dia seguinte! mto apetitosos, mm ;)

Carla disse...

nham nham... e não dá trabalho nenhum! A massa não precisa de ser amassada nem de levedar. Aprovada!

bjs, bom fim-de-semana