quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Risotto de Polvo

Eu sei que parece que já é demais... Mas risotto é daquelas coisas.....

Hoje convenci os meus pais a deixarem-me cozinhar risotto para eles! Por mais incrível que isto possa parecer, SÓ HOJE é que aceitaram comer um jantar idealizado por mim! A minha mãe é uma óptima cozinheira, mas muito conservadora... Não gosta de invenções. Para ela risotto é uma coisa esquisita. No entanto, ela nunca se sentiu satisfeita com o arroz de polvo que fazia. Esta semana, no Pingo Doce, havia uns folhetos com uma receita de arroz de polvo e uma secção com dicas a falar sobre a cozedura do polvo, arte que a minha mãe confessa nunca ter dominado. Vai daí, consegui convencê-la a deixar-me experimentar um risotto de polvo, aproveitando ela para testar a técnica da cozedura do bicho!

Resultados: A cebola podia ter ficado um bocadinho mais refogada, o polvo podia ter ficado um bocadinho menos duro... Mas se assim fosse, tinha concebido algo perfeito, e como é do conhecimento geral, nada é perfeito! Pelo menos até à próxima vez que tentar fazer risotto de polvo!! :P

(Já agora, quando eu digo estas coisas da perfeição, não é que eu me considere grande cozinheiro... Mas em relação ao que o meu paladar está habituado, este risotto ficou muito bom!)



Ingredientes:

1kg de Polvo
100g de Margarina
2 Cebolas
2 dentes de Alho
1 Tomate
250g de Arroz para Risotto
100mL de Vinho Branco
200mL de Vinho Tinto
1 ramo de Salsa
1 folha de Louro
sal
pimenta


Preparação:

Cozam o polvo da maneira que acharem melhor! Eu coloquei na lista 2 cebolas, porque uma delas foi usada na cozedura. Segundo o folheto do Pingo Doce, o polvo congelado vai a cozer com a cebola, e quando esta estiver cozida, o polvo estará cozido e tenro. Da cozedura do polvo, que depois é cortado aos pedaços, retirem cerca de 1L de caldo. Juntem a este caldo o vinho tinto e levem ao lume, fraquinho, apenas para o manter a fervilhar.

Refoguem a cebola e o alho em cerca de metade da manteiga. Quando a cebola estiver bem refogado e dourada, juntem o arroz e deixem fritar até ficar translucido. Adicionem agora o vinho branco e o tomate e mexam. Temperem com sal, pimenta, salsa e louro. Eu atei a salsa e o louro num molhinho para mais tarde ser fácil de retirar. Depois é o costume do risotto, ir adicionando caldo e mexendo até ficar no ponto. Assim que estiver quase com aquela textura maravilhosa, adicionem o polvo e a restante margarina. Mexam até esta derreter e sirvam logo logo!


Devo também salientar o vinho que usei! EA (Eugénio de Almeida), um tinto alentejano da Adega da Cartuxa. Eu não percebo muito de vinhos, mas ADORO este! A foto é do blog bla-bla, estou a usá-la porque está excelente! (Espero que este elogio me safe de problemas de direitos de autor! :P)

4 comentários:

Unknown disse...

Ui..fikou c um aspecto...até me abriu o apetite! Apesar de ñ ter provado, só pelo aspecto dou.te os parabéns =) ***

Carla disse...

Gosto tanto de arroz de polvo. Que lindo aspecto! Eu também não o consigo dominar =P

bjs, bom fim-de-semana

Fox disse...

os3porquinhos

Fox disse...

então e.... outra receita? Com carne???
=)