sábado, 27 de dezembro de 2008

2009

Este ano não me apetece falar do Natal.

O Natal começa-me a parecer esquisito... As pessoas são capazes do melhor e do pior! Apetecia-me mais falar sobre um programa sobre chimpanzés que vi, em que se faziam umas experiências para provar que eles eram inteligentes e que tinham sentimentos. Conseguiu-se provar isto tudo, mas eles só agiam por interesse próprio... E sendo assim, será que o facto de não agir por interesse próprio, mas por um interesse comum a todos, a razão de nós sermos diferentes deles? Se assim for, há muitos mais macacos do que se pensa...... E agora eu começava para aqui a falar disto e nunca mais acabava! LOL

Tenho estado ausente do blog, e vou continuar assim durante uns tempos. Passei por cá para desejar um Bom 2009 a todos, com muita esperança, saúde, amor e força de vontade! ;)

domingo, 14 de dezembro de 2008

Almôndegas 'Marroquinas'

Sei que não tenho foto, mas como só devo voltar a fazer esta receita daqui a uns bons tempos, o melhor é deixar já aqui a receita, mais ou menos com as quantidades que eu acho certas! :P A receita que vou deixar dá para umas 4 pessoas, ou 3 com fome... Ao longo da receita vou dando algumas sugestões, coisas que provavelmente farei da próxima vez que preparar este prato.


Comecem por embeber cerca de 1/2 pão que tenham há alguns dias num pouco de leite. Depois, numa taça, temperem 500g de carne picada (vitela, porco, ou uma mistura das duas. Eu sugiro usar salsichas frescas.) com sal, pimenta, meia colher de chá de noz moscada, meia colher de chá de cominhos e 1 colher de chá de canela. Estes temperos dependem do gosto pessoal, podem usar mais ou menos, em diferentes proporções. Desfaçam o pão numa picadora e adicionem à carne. Misturem tudo e formem as almôndegas. Passem-nas levemente por farinha. Para a próxima, irei experimentar uma 'crosta' de pão ralado e alho em pó.

Piquem uma cebola, não muito finamente, e coloquem ao lume, num tacho, a refogar em azeite. Quando estiver lourinha, juntem as almôndegas e vão virando, para tostarem a toda a volta. Assim que estiverem prontas, retirem para um tabuleiro de ir ao forno e liguem o forno para aquecer.

Coloquem um pouco de vinho branco na panela e raspem os bocados que possam ter ficado agarrados ao fundo do tacho, com uma colher de pau. Isto é importante para não ficarem a queimar o molho de tomate! Assim ajudam a dar um sabor ainda melhor. Abram uma lata de tomate pelado e com uma faca cortem o tomate lá dentro. Quando o álcool do vinho evaporar, juntem o conteúdo da lata e uma colher de sopa de polpa de tomate. Mexam, temperem com sal, pimenta, alho em pó, manjericão, oregãos e salsa. Deixem ao lume até o tomate se começar de desfazer. Nesta altura juntem cerca de 200mL de natas e envolvam tudo. Cubram as almôndegas com este molho, adicione uma camada de queijo e leve ao forno até gratinar.

Eu acompanhei com esparguete, e digo-vos que sabe mesmo bem! =)


A canela não é mais que casca de árvore. É usada há imenso tempo, existindo referências na Bíblia e em textos de Heródoto e outros escritores da altura. Eu adoro canela, acho que muda completamente certos pratos e em bebidas então... Quanto ao seu carácter afrodisíaco, não achei assim grande coisa pela net, por isso não posso comentar! :P

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

bla bla bla

Não tenho ligado muito ao blog, é verdade... As razões não são para aqui chamadas, mas penso que melhores tempos virão. :)

Já tenho mais uma receita, de carne! :P Mas não tirei fotos nem grandes medidas, por isso o melhor é fazer novamente para deixar a receita certinha.

Já agora, se algum visitante deste blog já tiver sido operado às amígdalas, é possível deixar um curto testemunho?

Obrigado!