domingo, 14 de dezembro de 2008

Almôndegas 'Marroquinas'

Sei que não tenho foto, mas como só devo voltar a fazer esta receita daqui a uns bons tempos, o melhor é deixar já aqui a receita, mais ou menos com as quantidades que eu acho certas! :P A receita que vou deixar dá para umas 4 pessoas, ou 3 com fome... Ao longo da receita vou dando algumas sugestões, coisas que provavelmente farei da próxima vez que preparar este prato.


Comecem por embeber cerca de 1/2 pão que tenham há alguns dias num pouco de leite. Depois, numa taça, temperem 500g de carne picada (vitela, porco, ou uma mistura das duas. Eu sugiro usar salsichas frescas.) com sal, pimenta, meia colher de chá de noz moscada, meia colher de chá de cominhos e 1 colher de chá de canela. Estes temperos dependem do gosto pessoal, podem usar mais ou menos, em diferentes proporções. Desfaçam o pão numa picadora e adicionem à carne. Misturem tudo e formem as almôndegas. Passem-nas levemente por farinha. Para a próxima, irei experimentar uma 'crosta' de pão ralado e alho em pó.

Piquem uma cebola, não muito finamente, e coloquem ao lume, num tacho, a refogar em azeite. Quando estiver lourinha, juntem as almôndegas e vão virando, para tostarem a toda a volta. Assim que estiverem prontas, retirem para um tabuleiro de ir ao forno e liguem o forno para aquecer.

Coloquem um pouco de vinho branco na panela e raspem os bocados que possam ter ficado agarrados ao fundo do tacho, com uma colher de pau. Isto é importante para não ficarem a queimar o molho de tomate! Assim ajudam a dar um sabor ainda melhor. Abram uma lata de tomate pelado e com uma faca cortem o tomate lá dentro. Quando o álcool do vinho evaporar, juntem o conteúdo da lata e uma colher de sopa de polpa de tomate. Mexam, temperem com sal, pimenta, alho em pó, manjericão, oregãos e salsa. Deixem ao lume até o tomate se começar de desfazer. Nesta altura juntem cerca de 200mL de natas e envolvam tudo. Cubram as almôndegas com este molho, adicione uma camada de queijo e leve ao forno até gratinar.

Eu acompanhei com esparguete, e digo-vos que sabe mesmo bem! =)


A canela não é mais que casca de árvore. É usada há imenso tempo, existindo referências na Bíblia e em textos de Heródoto e outros escritores da altura. Eu adoro canela, acho que muda completamente certos pratos e em bebidas então... Quanto ao seu carácter afrodisíaco, não achei assim grande coisa pela net, por isso não posso comentar! :P

6 comentários:

Pinixnaix disse...

boas!!!
bem ja fiquei com vontade de experimentar essa receita!!
talvez nao utilizava as salsichas frescas :P pois recentemente descobri como eram feitas e tambem que era as salsichas e a maquina de picar a carne no talho onde há maior probabilidade de haver uma contaminação microbiologica!!! já agora pede sempre para picar a carne na altura que estas a comprar nunca da já picada!!!!


A canela realmente é uma coisa fantástica e tambem é boa para a saude Contra gases abdominais, úlceras estomacais causadas por stress, hipertensão arterial, resfriados e dores abdominais.

Ana disse...

bem, almondegas eu n gosto, mas adoro canela, e tbm abuso dela em todos os pratos ke possas imaginar :P

SoulHeaven disse...

PINIXNAIX!! Depois de um comentário desses, e os leitores mais susceptíveis que me desculpem, mas só me apetece dizer: FDDDXX!!! =D O homem já sabe tudo disto!! :P

A carne, por estes lados, muito raramente se compra já picada, e se tu achas que as salsichas são más, nunca aprendas como se faz molho de soja... =/

Muito obrigado pelo comentário, fiquei muito contente e espero que eles continuem! Volte sempre, futuro chef Pinixnaix! =D

Ana: Não gostas de almôndegas? Por causa da carne? Há umas vegetarianas, devias experimentar! :P

Unknown disse...

hmmm...almondegas e canela...canela e almondegas...combinação perfeita! E mais ñ digo..! hahaha =P****

Ana disse...

exacto, as vegetarianas nk experimentei, mas decerto gosto! pois adoro hamburgueres vegetarianos!

Fox disse...

Ah usaste o truque do pão no leite! Ficou bom???

E queres saber uma curiosidade sobre a canela? A canela "abre", ou estimula os canais de absorção de nutrientes que estão no intestino.Por isso, os nutrientes são muito mais bem absorvidos se houver canela no intestino! Quem quiser ganhar um bocadinho de peso mais facilmente é ir juntando mais canela! =)

(os truques que se aprendem em enfermagem pah!)