segunda-feira, 2 de março de 2009

Os meus dias no turno da tarde*

Eu trabalho por turnos. Semana sim, semana não, lá troco de horário... Pode parecer algo banal, mas é muito atrofiante!!!

O bom dos meus horários é que escapo facilmente ao trânsito, e como trabalho em Lisboa este é um ponto muito positivo. Quanto aos pontos negativos, temos essencialmente os problemas de sono, o ciclo diário todo baralhado (principalmente quando se fazem prolongamentos, ou turnos diferentes ao fim-de-semana) e o afastamento das actividades sociais com amigos e família.

Ultimamente ando com a casa mais para mim (o que também tem as suas coisas positivas e negativas), mas começo-me a aperceber que o turno da tarde afinal não é assim tão mau! Senão vejamos: segunda de manhã no turno em que entro bem cedinho, levanto e nem tenho tempo para fazer a cama! É sair de casa a correr, tomar o pequeno-almoço no trabalho e quando são umas 16h já estou de volta. Vai-se directo ao ginásio, ou fazer qualquer desporto, chega-se a casa e a primeira coisa é fazer a cama. Depois pensa-se no jantar, qualquer coisa que suje a menor quantidade de loiça possível e vai-se tomar banho. Depois faz-se o jantar, arruma-se a loiça na máquina e lá vamos para o nosso momento de lazer, a ver TV ou na net... Mas estamos estoirados!

Segunda de manhã no horário da tarde: acordo cerca das 9h00. Levanto-me, como qualquer coisa, saiu para o ginásio e na volta toma-se o banhinho. Vou para a cozinha fazer um batido e umas tostas, ou um chá e torradas quentinhas, isto enquanto ouvimos as notícias e vemos os principais títulos dos jornais. Depois lavamos a loiça e arrumamos a cozinha. Vamos fazer a cama e tratamos das plantinhas, pomos a roupa para lavar, isto tudo enquanto ouvimos música! Claro, isto se não tivermos de ir ao banco ou a alguma consulta médica, ou para ir às compras! Mas se formos às compras, podemos comprar algo para um almoço especial que nos veio à ideia! E depois do almoço feito, entra-se no carro e lá vou eu, à beira-mar e num ritmo de passeio, beber um cafézinho no trabalho! :P chego a casa lá para a 01h00, prontinho para dar uma vista de olhos pela TV (para ganhar sono) e ir dormir.

Tirando não estar com os amigos, este turno nem parece muito mau, pois não!? =D

Já agora, isto está fraco de receitas para experimentar, por isso lembrei-me de preparar um post sobre as consequências do trabalho por turnos, prós e contras e por aí fora. Só porque gosto que os meus visitantes andem informados! ;)

E já agora, e porque falei em batidos, tenho reparado que muita gente não conhece as polpas de fruta da Brasfrut. Vendem-se em qualquer supermercado e eu prefiro comprar no Jumbo, porque é o único lugar onde as encontro em quadrados individuais e não em embalagens de quatro quadrados. Dão muito jeito, são muito saborosas e nutritivas e, se estiverem interessados, não deixem de visitar o site deles porque as receitas são muito boas. ;) Eu depois posso dar-vos as minhas combinações de sumos e batidos preferidos!


* - qualquer semelhança entre estes relatos e a realidade poderá, eventualmente, ser pura coincidência!

2 comentários:

Ana disse...

sim, concordo ctg! desde k uma pessoa se saiba organizar n é mau trabalhar por turnos, isto se forem de manhã ou de tarde, pk se forem d noite... eu n csg dormir durante o dia (kdo saio a noite, ou venho antes d sol nascer, ou ja n m deito, sério... é mau, mas e verdade), e se eu tivese d trabalhar d noite, k remedio, teria d m habituar, mas ia ser mto duro mm... ia fikar mtas vezes acordada e dps a morrer d sono n trabalho, mas claro c o tempo, deveria habituar-me.
o ponto mau é mesmo fazer as coisas trokadas, e se for as nossas cenas, cm ir ao ginasio ou ir as compras, td bem, ag tar c os amigos e cinemas e isso, é ke n dá p conciliar, especialmente kdo os otros andam ao contrario de ti! mas hj em dia ha cd vez mais gente a trabalhar p turnos, ptt ja n é tao mau cm dantes. eu penso ke a situaçao e mais xata é kdo p exemlo, vives c alguem, e fazes td ao contrario da tua companheira... acabam por kause nk ter tempo em comum, então kdo s tem filhos é mto xato... imagina la os putos lol kuase nk poderem tar com o pai e a mãe ao mesmo tempo, pk um deita.se kdo o otro s levanta e vice versa :P

bjs

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.