Ingredientes:
Para a massa
- 300 g de farinha de trigo integral
- 150 g de açúcar
- 75 g de manteiga
- 50 g de farinha de trigo
- 2 ovos inteiros
- 1 gema
Para o creme
- 200 g de miolo de noz
- 250 g de açúcar
- 200 g de manteiga
- 2 ovos
- 50 g de farinha
- 1 ovo para pincelar
Preparação:
Amasse todos os ingredientes indicados para a massa até obter uma consistência uniforme. Unte uma tarteira com manteiga, forre-a com a massa e guarde no frigorífico, assim como a massa que sobrou. Em seguida, triture 150 gramas do miolo de noz e misture com o açúcar e a manteiga. Adicione os ovos e a farinha e bata na batedeira eléctrica durante cerca de 10 minutos. Depois, retire a base da tarte do frigorífico e recheie com o creme de nozes. Alise com a espátula. Sobre o creme e no centro da tarte disponha o restante miolo de noz cortado grosseiramente.
Em seguida vire a massa a toda a volta da tarte de forma a que tape parte do recheio. Estenda a massa de sobra com a ajuda do corta-massas e recorte 13 pétalas.
Disponha-as sobre a tarte, em forma de coroa. Pincela com ovo batido e leve ao forno durante cerca de 20/30 minutos. Sirva esta tarte fria.
Ora, eu não faço as pétalas, mas preciso de começar a colocar menos massa para a base, pois fica sempre muito grossa. O pessoal cá de casa prefere a base feita com farinha normal e não integral, e não costumo deixar o recheio ficar totalmente cozido.
Bom apetite! ;)