terça-feira, 19 de maio de 2009

Pãezinhos de Queijo 'Aldrabados'

Este Domingo andava com vontade de cozinhar, mas não sabia o quê. Não me deixavam fazer o jantar, nem o lanche. Tinha de pensar em algo pelo meio, e fui ver o que andava por aí e que se podia aproveitar. Descobri uma embalagem de queijo para pizzas e o fermento de padeiro que nunca mais se esgota depois do dia em que a minha mãe se baralhou, coitada, e trouxe daquilo à palete.

Pensei: "Pãezinhos de queijo é que era..." primeiro, porque nunca provei, e depois porque a conjuntura era mesmo a ideal! Vim à net procurar receitas, e não é que descubro que a receita é brasileira e usa Polvilho!? Não faço ideia do que isso seja, mas assim sendo inventei à séria!

Fiz assim: Misturei umas 200g de farinha, entre tipo 66 e integral, com um pouco de fermento dissolvido numa pinguinha de água. Fiz uma bolinha, não usando a massa toda, e deixei repousar uns 30 minutos para levedar. Juntei 1 ovo, meio copo de leite, umas 100g do queijo, uma pitada de sal e alho em pó. Amassei e amassei e amassei e depois deixei repousar e levedar quase uma hora. Mas não levedou nada. Deve ter sido do queijo... Fiz umas bolinhas e levei ao forno, onde finalmente a massa começou a crescer e a ficar com aquela cor e com aqueles lindos rasgos do pão!

O cheirinho que sai do forno é fenomenal! E desapareceram num piscar de olhos. Literalmente. Não é por acaso que não há fotos! LOL

Ideias para a próxima vez:

- Compro polvilho
- Uso o alho só na manteiga, porque retira muito do sabor do queijo
- Junto uma rodela de chouriço a cada pãozinho

Cumps! ;)

2 comentários:

Ana disse...

hmmm... fikei xeia d vontade de provar esses paezinhos... mas fikei desiludida por n haver seker uma foto!!! deviam estar deliciosos, sem duvida!

eses paes são um vicio... uma vez comecei a comer, e d repente já n havia kuase nenhum :P

Unknown disse...

Very nice! =D***