É então que, numa banca do Peixe em Lisboa (vejam bem ao tempo que isto foi...), me dão a provar um doce de Limão, da Zira Cadaval. Aquilo parece uma BOMBA de limão puro a explodir na boca!! É indescritível! Eu desato em elogios ao doce, e quando a L. olha para o doce, diz com a maior das naturalidades: "Oh, isso vende-se no cantinho da Luísa e na mercearia ao lado!"
Tinha de comprar o doce, mas usar no quê? Em tostas? :( não podia ser.... E então surgiu a ideia de juntar à massa da torta uma valente raspadela na casca de um limão e barra-la, assim que saísse do forno, com este doce fenomenal!
Torta de Limão
Ingredientes:
- 4 ovos
- 125 gr de açúcar
- 125 gr de farinha peneirada
- 1 colher de chá de fermento
- 4 colheres de sopa de água a ferver
- Raspa de 1 limão
- Doce de limão da Zira Cadaval
Preparação:
Forrem um tabuleiro rectangular com papel vegetal, barrando com alguma margarina (é importante que a massa não se agarre!). Separarem as claras das gemas. As claras são batidas em castelo bem firme, adicionando o açúcar aos poucos, mas mexendo sempre. Misturem, delicadamente e com uma colher, as gemas, envolvendo sempre de baixo para cima. Adicionem a água a ferver e, por fim, a farinha peneirada com o fermento e a raspa do limão. Envolvam MUITO delicadamente. Deitem o preparado no tabuleiro, alisem e levem a cozer em forno pré-aquecido, a 180ºC, por 10 a 12 minutos. Tenham atenção para não deixar cozer demais, senão enrolar é um problema! Estendam um pano sobre a mesa, polvilhem abundantemente com açúcar e virem sobre ele a torta. Retirem cuidadosamente o papel e, com uma espátula, espalhem por cima o doce de limão! Enrolem o pano e deixem arrefecer enrolado. Bom apetite! ;D
Não deixem de experimentar! ;)
Cumps!
3 comentários:
tem mto bom aspecto :P
Voltaste? Está com óptimo aspecto o blogue! :D
amei esta torta de limão, com certeza vou fazer
Enviar um comentário