sábado, 10 de julho de 2010

Cá vai disto! :P Torta de Limão

Vocês conhecem a Torta Pio IX? É uma torta feita com uma massa sem grande piada, mas muito leve, e que leva um recheio de chocolate, rico ao gosto de cada um. É um daqueles bolos sagrados para dias de festa cá em casa... Eu gosto, mas aquilo sempre me pareceu algo que pode ser melhorado!

É então que, numa banca do Peixe em Lisboa (vejam bem ao tempo que isto foi...), me dão a provar um doce de Limão, da Zira Cadaval. Aquilo parece uma BOMBA de limão puro a explodir na boca!! É indescritível! Eu desato em elogios ao doce, e quando a L. olha para o doce, diz com a maior das naturalidades: "Oh, isso vende-se no cantinho da Luísa e na mercearia ao lado!"


Tinha de comprar o doce, mas usar no quê? Em tostas? :( não podia ser.... E então surgiu a ideia de juntar à massa da torta uma valente raspadela na casca de um limão e barra-la, assim que saísse do forno, com este doce fenomenal!

Torta de Limão

Ingredientes:

  • 4 ovos
  • 125 gr de açúcar
  • 125 gr de farinha peneirada
  • 1 colher de chá de fermento
  • 4 colheres de sopa de água a ferver
  • Raspa de 1 limão
  • Doce de limão da Zira Cadaval

Preparação:

Forrem um tabuleiro rectangular com papel vegetal, barrando com alguma margarina (é importante que a massa não se agarre!). Separarem as claras das gemas. As claras são batidas em castelo bem firme, adicionando o açúcar aos poucos, mas mexendo sempre. Misturem, delicadamente e com uma colher, as gemas, envolvendo sempre de baixo para cima. Adicionem a água a ferver e, por fim, a farinha peneirada com o fermento e a raspa do limão. Envolvam MUITO delicadamente. Deitem o preparado no tabuleiro, alisem e levem a cozer em forno pré-aquecido, a 180ºC, por 10 a 12 minutos. Tenham atenção para não deixar cozer demais, senão enrolar é um problema! Estendam um pano sobre a mesa, polvilhem abundantemente com açúcar e virem sobre ele a torta. Retirem cuidadosamente o papel e, com uma espátula, espalhem por cima o doce de limão! Enrolem o pano e deixem arrefecer enrolado. Bom apetite! ;D


Não deixem de experimentar! ;)

Cumps!

3 comentários:

Ana disse...

tem mto bom aspecto :P

Leonor disse...

Voltaste? Está com óptimo aspecto o blogue! :D

Charito Peraza disse...

amei esta torta de limão, com certeza vou fazer