terça-feira, 29 de julho de 2008
Bacalhau com Natas
Toda a gente já comeu bacalhau com natas, logo esta receita não representa, à partida, novidade para ninguém!
No entanto, também sabemos que a receita da mãe, ou da tia, ou da avó, é melhor que a da outra prima de França, ou da sogra e por aí fora!
Pois bem, eu sou um fã de bacalhau com natas!! E é com muito orgulho e dedicação que hoje apresento aquela que é, para mim, a melhor receita de bacalhau com natas!!
Ingredientes: (para cerca de 4 pessoas)
500 g de bacalhau
600 g de batata
Óleo para fritar
2 cebolas grandes
2 dentes de alho
Um pouco de cenoura ralada (opcional)
Azeite
2 colheres de sopa de margarina
2 colheres de sopa de farinha maizena
5 dL de leite
4 dL de natas
1 gema
1 colher de sopa de mostarda
sal, pimenta e noz moscada
pão ralado
queijo ralado
Preparação:
Devo começar por referir que esta receita dá trabalho e é uma mistura de alguns pormenores, que eu há muito considero importantes num bom bacalhau com natas, com a receita da página da Vaqueiro.
Comecem por cozer o bacalhau demolhado. Depois de cozido, retirem as espinhas e deixem-no em lascas, meio desfiado. Cortem as batatas aos cubos, fritem-nas no óleo e depois escorram-nos muito bem. Com o azeite, refoguem a cebola e o alho picados, e, se preferirem, cenoura ralada (eu costumo usar um bocadinho, dá um saber ligeiramente adocicado). Tapem o tacho para a cebola amolecer mais rapidamente e sem queimar e juntem ao refogado, quando a cebola estiver no ponto, o bacalhau. Misturem tudo, deixando o bacalhau refogar um pouco também.
De seguida passem ao molho. Derretam a margarina e peneirem a farinha, mexendo. Deixem esta mistura engrossar, não permitindo que mude de cor. Juntem o leite, a gema de ovo e 2dL de natas. Mexendo sempre, deixem o preparado engrossar devagar. Isto vai demorar algum tempo, até atingir aquele ponto de molho branco. Retirem então do lume e juntem os temperos, a mostarda e os restantes 2dL de natas, misturando bem.
Coloquem um pouco de molho no fundo da forma que vão levar ao forno, coloquem o bacalhau e as batatas e deitem o resto do molho por cima. Eu costumo juntar as batatas ao refogado, depois de apagar o lume, e quando o molho fica pronto deito um pouco no tacho e "homogeneízo" tudo! LOL
Depois de tudo colocado na forma e o bacalhau bem tapado com o molho, criem uma fina camada com pão ralado e coloquem queijo por cima deste.
Vai ao forno médio, por pouco tempo, até o queijo gratinar. Não deixem passar muito tempo, senão o molho seca.
Bom apetite!! =D
PS: A foto foi tirada com o telemóvel porque era o que estava mais à mão... Mas serve para o efeito!
5 comentários:
hmm deve ser fixe...so falta é a foto =P ***
Eu adoro bacalhau com natas!!!
Bem bom ;)
Obrigada pelo comentário, de facto nunca percebi o ponto de vista daquele senhor portanto não vale a pena bater com a cabeça nas paredes...há pessoas assim e pronto lol
Vejo que tens o blog do Pedro na tua lista.. és amigo dele?
beijinhos*
então menino tiago? o blog anda um pouko abandonado... não há receitas novas para estes ultimos dias d verão?
Bjsssss
ainda nao provei o teu famoso bacalhau com natas, mas já o começo a enjoar só de ver sempre a mesma foto cada vez que entro no blog!
aconselho a que o actualizes rapidamente... só para nao teres muito mais trabalho a pensar noutro prato que eu goste :P
Enviar um comentário