terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Lasanha de Carne


Vou começar por explicar as razões de haver receitas culinárias no meu blog!

Primeiro porque é algo de que eu gosto e tenho prazer em fazer (e isto ainda não é uma resposta ao desafio...!), depois porque acompanho, à relativamente pouco tempo, o blog Carpe Diem e ADORO! A dona têm um jeito fenomenal e óptimo bom gosto! =D Por causa do blog dela tive vontade de partilhar também as receitas que conheço e agora, com a ida de um amigo para Londres, tinha de arranjar maneira de lhe enviar umas receitas para ele se desenrascar por lá!

A Lasanha de Carne é uma receita ensaiada Sexta-feira passada. Passou no exame com distinção, por isso aqui fica a receita como eu a fiz. No entanto, por questões de tempo, usei algumas coisas enlatadas! Eu sou da opinião (o Jamie Oliver que me desculpe...) que a comida enlatada não é tão boa como a natural... Por isso, se tiverem tempo, procurem não usar coisas enlatadas.

Ingredientes:

Placas de massa para lasanha
600g de carne picada
1 Cebola grande
3/4 dentes de alho
1 raminho de salsa
2 latas de tomate pelado (4/5 tomates xuxu)
1/2 copo de vinho branco
1 colher de sobremesa de dipper siciliano (bem cheia)
1 cenoura
100g de mortadela (à escolha)
100 g de cogumelos (de preferência frescos)
1 L de molho Béchamel
Queijo ralado a gosto
Azeite q.b.
Margarina

Preparação

Num tacho deita-se um fiozinho de azeite e junta-se a cebola, a cenoura e o alho, bem picados. Vai a refogar e de seguida adiciona-se a carne picada para dourar um pouco. Acrescenta-se então o vinho branco e o tomate pelado (também picado, mas não muito fino). Tempera-se com o dipper, sal e pimenta. Junta-se o raminho de salsa e os cogumelos picados. Deixa-se apurar.
Faz-se um molho béchamel (eu compro já feito, mas deixo aqui a receita na mesma. Os ingredientes não estão na lista acima porque não sei dar quantidades...) Deita-se manteiga num tacho, ao qual se junta um pouco de farinha depois da manteiga se ter derretido. Acrescenta-se em seguida leite aquecido até se obter um molho espesso. Tempera-se com noz moscada, pimenta e sal e junta-se parmesão ralado.
Na fase final, unta-se um tabuleiro com margarina/manteiga e coloca-se um pouco de molho béchamel no fundo. Depois colocam-se as placas de massa de modo a cobrir o fundo (estas podem ser cozidas ou não, depende do que se comprar. Eu ando mortinho para fazer mesmo a massa, mas demora muito tempo...) e por cima um "andar" de carne picada. Vai-se repetindo a operação, misturando sempre um pouco de molho béchamel com a carne picada, até atingirmos o topo do tabuleiro. Acaba-se com uma camada de massa e com o molho béchamel a cobrir esta última camada. Adiciona-se queijo ralado a gosto e vai ao forno!

Bom apetite!





PS: Eu não dou tempos de forno, nem medidas de lume, porque pela minha experiência isso depende muito do forno que se usa... Posso estar enganado, ou não, mas é sempre melhor irem controlando! lol e quando estiver com aquele aspecto gratinado, é porque está bom! =D

1 comentário:

Anónimo disse...

bom comeco