domingo, 28 de setembro de 2008

Bolo de Ananás


No Sábado vinha de Lisboa, pela Marginal, e embora estivesse bom tempo por lá, em Cascais o tempo estava negro e trovejava bastante no mar, assim na direcção da Costa da Caparica. Um cenário fenomenal de Outono! =D Lembrei-me das tardes que passava na varanda do meu quarto, com amigos, a ver relâmpagos e a conversar... E lembrei-me das palavras da Carla, aliás, da Drª Carla... =P sobre o Outono, altura "de chás, de comidas quentes e reconfortantes"... E não há nada mais reconfortante do que um lanchinho acabado de fazer!

Este Domingo, para a família, fui aproveitar umas coisas que já andavam cá por casa há algum tempo e fiz este bolo para o lanche:

Bolo de Ananás:


Ingredientes:

Para o caramelo:

250g de açúcar
1 dL de água
sumo de 1/4 de limão

1 ananás


Para o bolo:

200g de açúcar
150g de margarina
4 ovos
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
1,5 dL de leite
250g de farinha


Preparação:

Prepara-se o caramelo fervendo o açúcar e a água num tacho. Eu usei açúcar mascavado e açúcar amarelo. Mexe-se de vez em quando, e quando estiver no ponto desejado, espreme-se o limão e deita-se umas 2 ou 3 colheres de sopa de água. Volta-se a colocar tudo ao lume e vai-se mexendo até atingir a consistência desejada.

Logo de seguida, barre a forma com o caramelo, fazendo-o circular por dentro desta e ajudando com uma colher se necessário. Depois coloque o ananás em rodelas a forrar a forma. Eu usei ananás enlatado, só é preciso ter cuidado e escorrer bem as rodelas antes de as colocar na forma.

Agora o bolo. Misture o açúcar com a margarina. Adicione as gemas e o leite e, de seguida, um pouco da farinha com o fermento misturado. Alterne depois a restante farinha com as claras batidas em castelo, ligando tudo com cuidado para o bolo não "talhar". Eu juntei um pouco de canela, para dar aquele gostinho... :P De seguida, deite a massa na forma já forrada e leve a cozer em forno médio. Quando estiver cozido, desenforme logo que sair do forno e bom apetite! =)





Cumps! ;)

2 comentários:

Ana disse...

Tiago! esse bolo de ananás é otimo =D

Alexandre disse...

Bem, queres matar-me do coração ou quê?? receitas destas..... fico..... f..... bem, agora fiquei na vontade, onde é que se compra?
É que a ultima vez que tentei fazer um bolo, nem queiras saber, fui um desastre.... cenas queimadas e... bem eu não quero falar sobre isso.