terça-feira, 23 de setembro de 2008

Façam a diferença!


Há uns tempos fui surpreendido com uma notícia, daquelas que nunca, mas nunca, desejamos ter. Sinto uma enorme simpatia e apreço pela pessoa alvo da notícia, ainda lhe devo a animação em flash do meu blog anterior! lol e tenho tanta pena de não o poder ajudar mais e de não ser mais próximo, nem ter à vontade, para lhe dar ainda mais força do que aquela que ele recebe todos os dias no blog e, certamente, em todos os que o visitam e comunicam com ele. E acreditem, ele merece toda a força e carinho que lhe dão.

Eu poderia já ter colocado este post há algum tempo, mas não queria falar com desconhecimento de causa, e sendo assim tornei-me dador de medula óssea.

«Desde a criação da Associação Portuguesa contra a Leucemia (APCL), em 2002, que o registo de dadores aumentou de 1377 para mais de 64 mil em 2006. Um crescimento exponencial que nos colocou no terceiro lugar do ranking europeu, mas que precisa continuar a crescer a este ritmo.» E acreditem que não é difícil! Doar medula óssea é, à partida, tão simples como uma colheita de sangue para análises! As coisas tornam-se mais sérias se for encontrado um receptor compatível, mas... se há alguém que olha para isso como o iniciar de um processo que, eventualmente, se pode tornar mais doloroso... Eu só posso rotular essa pessoa de imbecil e egoísta. Duvidam? Quando se dá a alguém a possibilidade de salvar uma vida, a vida de uma pessoa que, de certeza, já sofreu com os tratamentos e que tem família e amigos a sofrer com ela... Existirá acto mais egoísta do que recusar essa possibilidade com receio de alguma dor!? Já para não falar de imbecil, porque com a quantidade e a facilidade de acesso à informação que hoje em dia existe, facilmente se percebe que doar medula óssea pode não custar mais que doar sangue!



Existem, claro, pessoas incapacitadas de o fazer, mas mesmo essas devem tentar arranjar voluntários. Por que hoje devemos fazer pelos outros, aquilo que amanhã gostaríamos que fizessem por nós.

Vou deixar alguns links para se informarem e espero, sinceramente, que não sejam indiferentes a esta causa. Nunca se esqueçam que doar medula, é doar VIDA!

Centro de Histocompatibilidade do Sul

Associação Portuguesa contra a Leucemia (APCL)

Wikipédia: Medula óssea

Portal da Saúde: Transplante de Medula Óssea

Diário de Notícias: Portugueses Dadores de Medula Óssea


As melhoras Pedro! =)

4 comentários:

Carla disse...

Olá Tiago, como estás?
Já sou dadora de medula óssea à 2anos e espero pelo dia em que serei chamada. Será maravilhoso poder ajudar desta maneira.

As melhoras para o Pedro,

Bjs

Ana disse...

Oi!

Desejo as melhoras para o teu amigo!

Bjs

Mafalda disse...

Um gesto muito nobre. Já subiste na minha consideração :)

Beijinho*

Anónimo disse...

Nice brief and this mail helped me alot in my college assignement. Say thank you you as your information.