quinta-feira, 1 de maio de 2008

Back from Scotland!!! =D

De volta de umas GRANDES férias com o meu amigo R.! LOL e resume-se tudo a isto: Tenho de lá voltar! Escócia é simplesmente fabulosa...

Tudo começou com a viagem de comboio até Faro, algo cansativa, mas o repouso no Hotel Eva foi do melhor! Poder programar o despertador para tocar passadas 9 horas era algo que já não acontecia há muito tempo! E no dia seguinte lá começou a minha "aventura" até Edimburgo!


Uma viagem, pela Flyglobespan, que começou ao 12h e acabou por volta das 19h... e não, não me enganei... Demorei mesmo 7 horas a chegar a Edimburgo! Um buraco na pista e o mau tempo desviaram-me para Glasgow (O R. pensava que eu tinha desviado o avião...!) e depois de mais uma hora e tal à espera, lá fiz a viagem de avião mais curta do Mundo! Glasgow - Edimburgo em 10 minutos! Mas finalmente cheguei ao meu destino, e o mau tempo já tinha passado. Nota 20 para a Flyglobespan!


Não vale a pena detalhar o dia-a-dia, digamos que a companhia foi excelente, conheci pessoas de várias nacionalidades e adorei o convívio! Quanto ao país... É simplesmente uma maravilha a sensação de tranquilidade, a vista, a imensidão dos castelos, os edifícios e monumentos tão trabalhados. Um excelente exemplo disso é a Capela de Rosslyn ou a cidade de Stirling!


Existem alguns espaços que escondem, debaixo da sua fachada antiga, espaços muito modernos, muito originais! Exemplo disso é esta igreja, que por fora apenas apresenta as janelas bloqueadas, mas que por dentro só manteve o tecto! Todas as paredes foram convertidas em murais para escalada! Simplesmente genial... e uma óptima maneira de manter os jovens fora das ruas, num bairro bastante problemático... :)


O facto de as ruas serem filmadas ajuda também na prevenção de problemas neste tipo de bairros. Seria bom pensar nisto para Portugal, pelo menos para algumas zonas... E digo-vos que nunca me senti "observado"! As câmaras passam muito despercebidas.


Houve no entanto algumas coisas que me deixaram triste... Seria de esperar que, num país com tão belas paisagens, tanto espaço verde e com tanto orgulho na qualidade da sua água, o cuidado no tratamento de lixo fosse imperativo! Mas não... a reciclagem é praticamente inexistente e as pessoas deixam lixo em qualquer lado! E não é à falta de avisos, porque cada paragem de autocarro aconselha as pessoas a deitarem o lixo no caixote. O problema é: Onde é que está o caixote!?!?

Bem, o que também não podia faltar era a parte gastronómica!! Fiz alguns pratos portugueses com o R. (bacalhau à brás foi um exemplo, para mostrar aos ingleses o que é um fish & chips à maneira!!) (até porque o fixe & chips que provei lá... Meu Deus... dava para encher uma garrafa de óleo se fosse espremido...). E, como que em retribuição, alguns vizinhos e amigos super simpáticos resolveram cozinhar para nós também! Comida síria, iraniana, por aí! E estava tudo óptimo! Também provei algumas coisas típicas da Escócia, como os Haggis (daqui a uns dias explicarei o que é) e consegui arranjar um livro de culinária de comida típica escocesa! =D VERY NICE!!! LOL



À parte das comidas (peço desculpa por só me ter lembrado de tirar foto à refeição iraniana depois de termos comido! lol), também visitei o The Scottish Whisky Experience, na Royal Mile, junto do castelo, e aprendi quase tudo sobre whisky! A aprendizagem ficou completa quando visitámos a destilaria de Glenkinchie e um senhor super simpático nos mostrou todo o processo, nos explicou o que altera o sabor do whisky e nos fez uma mostra de whiskys que me deixou bem tocado logo às 11h da manhã!! LOL e claro, tinha de comprar uma garrafa de edição limitada! :P agora que aprendi a provar e a beber, aprendi a gostar! lol mas embora seja edição limitada, foi bastante barata. A garrafa mais cara que vi custava 1425 libras... Vai lá vai...


Outra das maravilhas que se encontra na Escócia, bem perto de Edimburgo, é o Concorde! As linhas do avião (na foto parece uma águia!) o extremo das condições que tinha de suportar (esticava cerca de 20cm devido à temperatura que atingia!), os pormenores da cabina (as carpetes tinham de conseguir acompanhar esta variação de tamanho e era tudo do mais luxuoso!), a altitude a que voava (55 000 pés!)...


Realmente é uma pena que não seja economicamente viável apostar nos voos comerciais super-sónicos, porque se um avião de 1969 tem aquele aspecto, um avião super-sónico projectado e construído nos tempos de hoje... Seria uma máquina impressionante! Nos diversos painéis que rodeiam a exposição, podia-se ler que o concorde é um exemplo que nos faz pensar que parámos no tempo, em termos de evolução. E é bem verdade.


E o que me dizem do nome desta rua!? :P LOL Não podia deixar de partilhar com vocês!

Quanto ao tempo, que a princípio me impediu de aterrar, portou-se muito bem durante todo o resto da estadia! Apanhei dias com muito sol e quando este se ia embora, deixava com ele um espectáculo de cenário... :)



E pronto! Aguardem por novidades gastronómicas da Escócia aqui no blog! LOL Entretanto já andei a preparar a receita que aprendi, e que me fez comprar uma máquina própria, na Dinamarca!

Cumps!! ;)

12 comentários:

Unknown disse...

hmm very nice essas ferias! eu se pudesse tambem gostava de conhecer outros países, sim pk eu nunca sai da santa terrinha lolol mas pronto, um dia inda hei-de la xegar =)

ah...gostei do nome da rua, é deveras interessante LOL =P

Mafalda disse...

Ai que estou com tanta pena
De não ter podido ir contigo.
Da próxima, convisdas-me para a cena
Porque também já és meu amigo.


E para terminar, não sei como é que faço.
Despeço-me com muito carinho,
Mandando um grande e forte abraço,
Juntamente com um doce beijinho.


PS - Novas rimas no cantinho da seni.

Mafalda disse...

Amor com amor se paga, lá diz o povo
Por isso, foste mesmo agora adicionado
E tenho na lista de blogs um cantinho novo.
Beijinhos de uma menina louca para um moço alienado.

(Bom fim-de-semana)

seni disse...

O que achas mandares uma amostra por correio das comidinhas a quem comenta o blog? Assim como err... eu?! lol =D

Beijinhos.

SoulHeaven disse...

Se eu tivesse casa...

ou melhor!!

Quando eu tiver casa, está sempre tudo convidado para jantar!! =D

Por enquanto ainda não posso... :( E nem todas as comidinhas dão para enviar por correio, infelizmente! Mas para as que der (bolinhos, bolachinhas, etc e tal...), preciso de uma morada... godinho.tiago@gmail.com, se fizeres questão! Se não, combina-se uma entrega! Beijinhos!

Ana disse...

LOl... eu até nem moro longe de ti, por isso podes vir fazer umas entregas d vez em kdo :P

Olha, ke são esses haggis? fikei mto curiosa!

Kto a esse pormenor dos caixotes,em londres havia o mm problema, e na altura ke lá tive (já há uns 10 anos), diziam-me ke era por causa das bombas e atentados terroristas... e asim, n havendo caixotes, ninguém escondia lá bombas!
Pode ser estupido, mas foi o ke me disseram!

n tens mais fotos de paisagens e castelos? e do monstro lochness?

SoulHeaven disse...

LOL pois podia! :P temos de combinar isso! LOL

Eu vou fazer um post a explicar tudo em termos de culinária, sinto que o post ficou muito fraco em relação a isso, e em termos de fotos... Claro que tenho muito mais, mas escolhi as melhores. O problema da Escócia é que as paisagens são tão grandes e tão lindas, que em foto não transmitem nem 10% do gozo que dão! O monstro de Loch Ness (eles chamam aos lagos "Loch") não o tenho em fotografia porque ainda ficava longe... Mas já está na lista para a próxima vez que lá for! =D

Quanto aos caixotes, talvez isso seja verdade... Mas porque é que as bombas têm de ser deixadas em caixotes? Aquilo rebenta em qualquer lado, não é!? LOL O que o meu amigo me disse é que, como eles ainda usam aterros, e estão a ficar sem espaço, reduziram as recolhas do lixo! Ou seja, agora só se recolhe o lixo de quinze em quinze dias! As pessoas que se habituem a fazer menos se não o quiserem ter em casa... :| Nem isto foi suficiente para começarem a reciclar! É uma pena...

Ana disse...

hmm, pois, essa explikação tbm faz algum sentido! infelizmente é um problema ke cd vez mais se põe, e para o kual n existe nenhuma solução milagrosa...

aguardo então, com grande expectativa, por esse post de culinária :P

Carla disse...

Que passeio maravilhoso! Obrigada por partilhares, é como se parte de mim também tivesse ido!! Fotografias magníficas, fico a aguardar as próximas novidades.


bjs, bom fim de semana

Artemisa disse...

Que inveeejaaaa que eu tenho de ti!!!! Ó pra mim verde que nem uma alface :p
Sabes que já tinha curiosidade em lá ir, mas depois deste teu relato, decidi que TENHO mesmo que lá ir... ;)
Beijinhos!

Ricardo disse...

Agora que esta um sol fabuloso e que ja ca nao estas...!

Gostei muito de te ter por ca, e espero que venhas ca mais vezes. ;-)

SoulHeaven disse...

carla: não tens nada que agradecer! ;) eu é que agradeço os elogios! Beijinhos!!

artemisa: LOL epah, qual será a próxima cor, quando eu colocar mais fotos da viagem?! :P LOL e acredita que quando lá fores não te vais arrepender NADA!! Eu só me arrependo de ter sido pouco tempo! Beijinhos!!

ricardo: agora que já escreveste o teu nome posso deixar de te chamar R.!! LOL :P

Eu também não apanhei muito mau tempo, mas ainda bem que está cada vez melhor! Não sonhas o espectáculo de viagem que fiz para cá! (acho que ainda não te contei...)

Obrigado pela tua hospitalidade e disponibilidade...! =) Espero sinceramente que o tempo que perdeste comigo tenha valido a pena e acredita que tenciono voltar aí! Foi óptimo poder voltar a estar contigo! Alguém com os mesmos gostos, que dão sempre lugar a grandes conversas! lol :P

Obrigado pelas fotos no facebook e não te esqueças de depois me enviar as do teu telemóvel, quero fazer a artemisa passar à próxima fase colorida (e não interpretem isto mal!!!)! :P

Um forte abraço!! ;)