quarta-feira, 7 de maio de 2008

Paradoxo do Casamento


Parabéns aos meus pais que hoje fazem 25 anos de casados!!! =D

Se há coisa nesta vida que me custa a perceber, é o casamento... Antigamente casava-se porque era uma necessidade, para se ter terrenos, porque estava combinado, para juntar reinos... Depois alguém, e eu já li quem foi (supostamente...), inventou o casamento por Amor. Pelo meio arranjaram-se regras, tradições, contractos! Mas tudo isso não explica uma coisa: como se faz um casamento feliz?

Na vida nada é constante. Uma amiga, uma grande amiga... :) tem no nick do MSN: "A Felicidade não existe. Existem momentos felizes, únicos, irrepetíveis..." E não é isto verdade? A vida, e tudo o que ela compreende, tem altos e baixos... Tem momentos melhores e piores, etc etc etc... Não é para fazer tempo que alguém diz "na saúde e na doença, bla bla bla..." =D Não podemos, portanto, esperar que as relações sejam constantes em felicidade, em harmonia, em segurança... Mas podemos fazer por isso.

Os meus pais, de quem me orgulho muito, sempre me demonstraram como fazer por isso. Como lutar por manter felicidade, harmonia e segurança. Ensinaram-me a ser como sou, nas coisas boas, e incentivam-me, continuamente, a ser melhor nas más. Eles zangam-se comigo, eu com eles, eles dão-me na cabeça, eles castigam-me... eles abrem-me os olhos.... falam comigo abertamente, sem medos, sem rodeios... falam comigo com o coração e sempre de braços abertos. E eu aprendi a ser como eles.

Até há uns tempos era uma pessoa que acreditava no casamento, porque basta ser como eles! Passaram 25 anos, eu passei pela quase totalidade deles, e epah... não me parece ser difícil! LOL Mas descobri que não é bem assim... Nem toda a gente aceita esta personalidade, esta abertura... Nem toda a gente aceita críticas de quem as faz apenas porque se importa, porque se preocupa... não percebem que se fazem de braços abertos. Mas acho que hoje compreendo a outra parte...

De qualquer maneira, eu sou da opinião de que quando duas pessoas se juntam, devem fazê-lo com vista a melhorar a sua vida, e não torná-la mais difícil. É aqui que eu queria chegar, depois da explicação em cima! É que isto introduz o paradoxo do casamento! Um casamento, ou uma relação sentimental, não é mais fácil! E é bom que se tenha isto presente! Porque aquelas coisas de "ai que lindo que isto é" "contos de fadas" e tal... É para esquecer! Não é mais fácil... custa como o raio e dá mais problemas que tudo o que eu conheça na vida! Duas pessoas que se juntem nunca se conhecem a 100%, nunca se compreendem perfeitamente, nunca vão ser felizes para sempre!

Mas podem fazer por isso... Para Amar alguém, eu não olho para o óbvio... procuro valores, ideais, coisas que, geralmente, o tempo não apaga, não muda... procuro sonhos, sentimentos... Não vejo olhos, boca, mãos... Vejo olhares, palavras, tacto... E um casamento, se for por Amor, fará sentido sem ser por este?

Os tempos que correm, a vidas que se têm, tornam cada vez mais difícil a atitude de fazer por um casamento triunfar sobre as coisas más da vida. Somos uma geração mais cansada, globalizada, que passa a vida a correr, com excesso de informação, com excesso de oferta e com problemas recentes, sem estarem "estudados", por exemplo na educação dos filhos. Aprender a resolvê-los, perder tempo com isso quando parece que já não há tempo em lado nenhum, é muito complicado... Satura...

Mas assumir compromissos e fazer por os cumprir parece ser o meu forte! Embora muito descrente, continuo a acreditar que, talvez, um dia, seja possível lutar por algo assim, com alguém com esta vontade, este olhar, estas palavras, este tacto... Alguém que saiba, de braços abertos, receber o pior que a vida tem para lhe dar, mas com a vontade de retribuir sempre com o melhor que puder, sem medo de lutar por isso. =)

Tu não sonhas ao que venho
Não sabes do que sou capaz
Eu dou tudo quanto tenho
Não funciono a meio gás
Vem sentar-te à minha frente
E diz-me o que vês em mim
Não respondas já a quente
Pondera antes de dizer sim

Tem cuidado e tira a teima
Porque aquilo que sou fere, rasga e queima
Tem cuidado e tira a teima
Porque aquilo que sou fere, rasga e queima

Diz-me, diz-me se vês o granito
Onde a cidade, os grandes temas
Diz-me se vês o amor infinito
Ou somente um par de algemas



Clã - Tira a Teima

2 comentários:

Carla disse...

Só posso dizer: concordo plenamente contigo!!

Os meus pais fizeram 25 anos de casados no ano passado, e, tal como tu, aprendo muito com eles!


bjs e parabéns aos teus pais =)

Zinda e Ana disse...

É verdade, é bem dificil manter hoje em dia um casamento...os valores mudaram, as prioridades das pessoas mudaram, e parece ke kdo existe kk problema entre o casal, já não há nem tempo nem paciencia nem interesse p o resolver...parece k é melhor desistir e partir p otra...é pena ke assim seja =(