sábado, 31 de maio de 2008

Chamuças Doces

A receita não é minha, devo confessar... Vi a receita no Entre Pratos e pensei cá para mim: "Hmm... isto com outras coisas também deve ficar bom!"

E, com a preciosa ajuda da mãe de um grande amigo, alguém que sabe tudo de chamuças, lá fui eu aprender a fazê-las! E digo-vos uma coisa... Não é nada fácil! LOL Ou melhor, com a prática chegamos lá... Mas existem muitos truques!

A massa é apenas farinha, água e sal. Depois tem de descansar uns 15 ou 20 minutos e é estendida por camadas, para ficar bem fininha! (infelizmente não tenho fotos... Mas quando eu me aventurar tiro algumas! :P) Depois assam-se e separam-se. Cortam-se as tiras e é preciso, durante todo o processo mas especialmente aqui, envolver a massa num pano para que não seque, senão é impossível fazer as dobras para as chamuças, ou então a massa começa a rasgar. A massa a rasgar também é consequência da falta de jeito, que era o meu caso... :p

Um conselho: façam o recheio antes de fazer a massa! Assim não existe o risco de a massa secar, pois quando a acabam podem logo começar de rechear. Depois é fazer as dobras, e quando se tem prática elas ficam lindas!! =D Usa-se água com farinha para fazer uma cola que une as pontas e alguns rasgões/buracos. É importante, ao fazer as dobras, não deixar buracos nos cantinhos para o óleo não entrar enquanto se fritam as chamuças. AH! e quando as colocarem no óleo, a última dobra deve ir para baixo. Assim a cola solidifica logo, reduzindo a hipótese de a chamuça se abrir e estragar o óleo.

Quanto ao recheio, existe o famoso recheio de carne picada e especiarias. Mas hoje tentámos: figos e nozes; tâmaras, nozes, gengibre e canela; doce de abóbora, pinhões, nozes, canela e tâmaras! LOL

O doce de abóbora deixa as chamuças doces demais e é muito complicado de fritar, mas com um fiozinho de chocolate negro a acompanhar, estilo crepe... Dá uma excelente sobremesa para os mais gulosos! :P Mas os figos e as tâmaras, com os frutos secos... É diferente! E é muito bom... =D

Agora hei-de experimentar Chamuças de Camarão! Fiquei curioso com esta... Mas está lançada mais uma ideia para aquelas reuniões de família, ou aqueles jantares de amigos em que se procura surpreender!




Cumps! ;)

3 comentários:

Artemisa disse...

Chamuças, nham nham!! Vou ver se convenço a minha mãe a fazê-las quando voltar, eheh. O quê? Fazê-las eu?!!? Deves querer provocar um cataclismo aqui em casa, de certeza...lol!
Olha, tens um desafio lá no meu blog :)

Beijinhos!

P.S.: e quando é q tiras esta coisa da verificação de palavras nos comentários? É chato... :(

Fox disse...

Posso dar uma sugestão? Podias utilizar a técnica das "etiquetas", e colocar todos os posts que sejam de receitas na mesma etiqueta :) assim imagina que me dá uma vontade de cozinhar assim meio maluca... ia directa às etiquetas! XD

ah, e já imprimi a receita do frango. Tenho que pedir para os ingredientes aparecerem magicamente cá em casa (a mágica é a minha mãe!).

=) Beijinhos

SoulHeaven disse...

Duas sugestões! Very niiice! :p

artemisa: Sim, também não gosto muito daquilo das letras... tenho de retirar! Obrigado pela sugestão e pelo desafio! Tentarei ser breve... ;p

fox: Tens toda a razão! Eu nunca ligo muito às etiquetas, mas quando me lembro coloco "receitas"! Mas vou rever isso tudo! ;)

Sou um desleixado com o meu blog... :(

bjs*