quinta-feira, 22 de maio de 2008

Pizza! =D


Eu acredito que pouca gente que me conhece bem visite este blog. Mas há uma pessoa que me visitou recentemente (e não, não fui buscar esta informação ao site do contador de visitas! lol) que me conhece bem, e essa pessoa sabe que eu comecei por ser reconhecido na cozinha por isto: PIZZAS!!!

Eu fazia pizzas que não cabiam no forno, que ninguém conseguia acabar de comer, e que faziam a malta toda desatar a arrotar, o que enervava bastante o SDM!! (Ele agora tem um blog, está na minha lista! O Better Life!) Mas ele voltava sempre para comer uma fatia quando sabia que havia cá em casa... :P

Já agora, SDM, qualquer dia tenho de publicar aquela receita dos bifes com vinho e tomate?! =D Remember? LOLOLOLOL Ainda hoje me parto a rir com esse "filme"! =D

Anyway, esta não é uma receita daquelas práticas de pizza, porque eu faço questão de fazer sempre a massa para a base. Ainda não encontrei uma que seja perfeita (gosto da massa bem fininha!) e acho que isso se prende com a qualidade da farinha, mas esta receita que vou aqui colocar hoje tem uma massa alta e bastante agradável! Não é difícil de fazer e é fácil de moldar. Quanto aos ingredientes, eu também faço o molho de tomate, sempre a olho e com o que tiver à mão, por isso vou colocar uma receita de base. Também se pode adicionar cenoura, cogumelos, frutas, côco, natas, etc... Para esta pizza só coloquei atum, bacon e queijo!

Ingredientes para a base:

250g de farinha
10g de fermento de padeiro
125mL de azeite (mais ou menos meio copo...)
meio copo de água morna
1 ovo
1 pitada de sal

Preparação:

Começa-se por misturar o fermento e dilui-lo na água morna. Deixa-se o fermento aguardar uns 5 minutos. Coloca-se a farinha num recipiente, ou em monte numa bancada, e faz-se uma covinha no meio. Nesta covinha coloca-se o ovo, o sal, o azeite, o fermento e amassa-se tudo, adicionando farinha caso seja necessário, até que a massa forma uma bola que se despegue do recipiente/bancada e das mãos. Deixa-se levedar até praticamente dobrar de tamanho. Já me falaram de um truque, que ajuda a amassar a massa, que é o de ir juntando a àgua è medida que se vai amassando. Desta forma, não temos a massa sempre "pegajosa" e controlamos melhor o ponto em que a queremos.


Ingredientes do molho de tomate:

1 cebola grande
2 dentes de alho
azeite
vinho branco
1/2 caldo knorr de galinha
3 tomates bem maduros (pode-se usar daqueles que já vêm em lata)
sal
pimenta
ervas (oregãos, salsa... o que tiverem! eu usei uma colher de Dipper Siliciano)
molho inglês
açúcar

Preparação:

Faz-se um refogado com a cebola, o alho e o azeite. Quando a cebola estiver loirinha, deita-se o vinho branco até cobrir o fundo, o caldo knorr, e deixa-se evaporar. Colocam-se os tomates bem picados e com o "sumo" todo lá para dentro! Tapa-se o tacho e diminui-se o lume, para cozinhar bem devagarinho. Vão abrindo para mexer e, quando acharem que está quase pronto, rectifiquem os temperos com o sal, a pimenta, as ervas, o molho inglês e, se acharem que o molho está ácido, adicionem um pouco de açúcar. Se acham que isto dá muito trabalho, podem sempre usar polpa de tomate. Mas eu acho que vale a pena o trabalho! :P


Depois de a massa levedar, é colocá-la num tabuleiro apenas com farinha, espalhar bem o molho de tomate e os ingredientes! Eu gosto de só deitar o queijo quando a pizza está a 5 minutos de sair do forno! A pizza não precisa de ser redonda, façam só por a base ser o mais fina possível, pois aquilo cresce no forno, mas se também não a quiserem quadrada, fica aqui um vídeo que é por onde eu me costumo "guiar"! :P





Bom apetite! ;)

3 comentários:

Anónimo disse...

pizzaaaaaaaaaa NHAM!!! Love it! =D***

Ana disse...

pizza!!!! o meu prato favorito! isso e kuase todas as pastas :P (I could live forever in Italy!)

P isso, sim, podes convidar-me! atum é otimo!
Mas deixame sugerirte otros ingredientes. Como gosto bastante d experimentar coisas novas e diferentes e estranhas :P sugiro-te ke ponhas fruta na pizza. Manga, pessego, banana... é so escolher. uma pizza so de fruta e a base, ou então fruta com bacon/fiambre/atum. fika otima ;)

Bjs ;)

P.S.-(já jantei, mas comi salmão, ke nem gosto mto, e c essa pizza, fikei xeia de fome...és mto mau!)

Fox disse...

Fiz hoje ao almoço! vim aqui, e fiquei a babar-me, de maneira que imprimi o post e segui a receita! :D
tenho a dizer que só a massa é que não ficou no ponto, mas vou trabalhar nisso :)
Gracias por um momento de cozinha ;)