sábado, 3 de maio de 2008

Haggis

Com tanta curiosidade, tinha de acelerar neste post! LOL :P Só para te fazer a vontade Ana!

Haggis é uma prato escocês típico, e no fundo não passa de uma salsicha! O fantástico livro de receitas que comprei tem, para cada receita, uma pequena introdução do autor. No caso dos Haggis a introdução é um pouco maior, e começa assim:

It would be dishonest not to admit that it is far, far easier, and less stomach churning, to buy good quality haggis from any supermarket than to prepare it from the boiling of the sheep's pluck (stomach) and lights (lungs, heart and liver).




Já perceberam do que isso é feito, certo? ... Mas não se deixem enganar! Haggis é um prato delicioso! É uma mistura de chouriço de sangue, com salsicha fresca e umas sementes lá por dentro... LOL Eu vou colocar a receita, mas não de uma forma muito detalhada, porque a preparação é muito extensa. E já sabem, não deixem de provar isto se passarem por aqueles lados!

Ingredientes:

Estômago, coração, fígado e pulmões de uma ovelha
4 a 5 cebolas
2 chávenas de oatmeal tostado
450g de beef suet (deve ser basicamente banha...)
sal
pimenta
pimenta cayenne
sumo de um limão
beef gravy (isto é um molho que se usa muito por lá...)

Preparação:

Então, basicamente leva-se muito bem o estômago (da ovelha! :P) e vira-se do avesso. Raspa-se bem estar parte, porque vai receber o recheio. Para facilitar, pode-se deixar de molho, em água com sal, de um dia para o outro. Depois de lavar os "miúdos" da ovelha, fura-se o coração e o fígado para remover sangue que ainda se pode andar por lá. Depois ferve-se tudo um pouco, deixando a traqueia de fora da água. Passados alguns minutos muda-se a água e deixa-se ferver durante uns bons 30 minutos. Corta-se o fígado ao meio e reserva-se uma das metades. O resto corta-se tudo muito fininho. Mistura-se a carne com o oatmeal, as cebolas e o beef suet. De seguida, e apenas agora, corta-se também o resto do fígado finamente (pode-se até moer) e junta-se a este preparado. Corrigem-se os temperos e recheia-se o estômago, com cuidado para este não rebentar. É importante ter em atenção que o cereal (oatmeal) vai expandir. Adicionar o sumo do limão e fechar o estômago muito bem, não deixando muito ar lá dentro.

Esta receita é para um haggis muito grande! É melhor dividi-la em dois ou três...

Quanto ao cozinhar, é preferível que se cozinhe na água onde se ferveram o coração, o fígado e os pulmões. Pica-se o estômago quando este começar de inchar e, juro que é o que diz aqui, deixa-se ferver por mais TRÊS HORAS! Servir com o tal beef gravy.




O que eu experimentei foi só preciso aquecer no microondas e digo-vos, estava muito bom!

Existem no entanto receitas que descobri, e que são perfeitamente possíveis de se fazer cá em casa, só preciso de arranjar tempo para tratar delas... =) Só espero que sejam igualmente deliciosas! :P

Cumps! ;)

4 comentários:

Ana disse...

Ai...n tinha noção o que era o Haggis...sinceramente, n sou apreciadora deste tipo de comida...corações, fígados e isso :S e sendo retirado de uma ovelhinha.. =( n fazia ideia... mas vejo k é um prato mto apreciado por lá...e também mto demorado...para fazeres um bom haggis, fikas o dia todo na cozinha ahah! exige mto trabalho e dedikação!

Unknown disse...

bem faço as palavras da Ana as minhas lololol...realmente figado, coração e pulmões de ovelha n é cmg! =X

Ricardo disse...

Ir e voltar do ASDA 24h de autocarro: £2

Comprar haggis: £2.50

Custo de electricidade de 5 minutos no micro-ondas: £0.04

Sabor: Priceless!

Carla disse...

Obrigada pela informação, adorei conhecer!! Mas eu sou como a Ana, não gosto de fígado, coração, tripa, orelha, etc...

bjs