terça-feira, 6 de maio de 2008

Tarte de Amêndoa


Esta é daquelas receitas que existe em qualquer casa onde seja normal fazer bolos... E o mais engraçado é que ainda não encontrei duas receitas iguais! Há com mais massa ou menos massa, com a cobertura e a massa no forno ou a cobertura no fim, à parte... E ainda há quem prefira a maneira mais "conventual", ou seja, a combinação da amêndoa com açúcar e com ovos. Esta combinação é, de facto, uma importante base em grande parte dos doces tradicionais portugueses, talvez devido ao facto de se utilizar amêndoa na gastronomia portuguesa, desde que esta se começou praticamente a definir. Além disso, diversas zonas em Portugal tornaram-se ricas em amendoais. Eu apenas conhecia o Algarve, e pensava que tinham sido os Árabes (ou Mouros!) e trazerem a amêndoa para o nosso país! Mas pelos vistos ela existia, espontaneamente, nas regiões do Douro e Trás-os-Montes, e diversas gastronomias (inclusive a italiana), trouxeram para Portugal receitas com amêndoa! As informações são poucas, mas dentro do que consegui encontrar destaca-se:

A existência de amendoais na região do Douro remonta praticamente às origens das povoações. Assim, no livro “Memória das notícias que El-Rei Nosso Senhor ordena que se dêem à Academia Real da História Portuguesa, da Câmara desta Vila da Torre de Memcorvo e lugares de seu termo” (1721), diz-se: “Tem esta vila 550 moradores (...) é muito aprazível e amena, com muitos pomares e boas frutas; colhe muito azeite (...) amêndoa e mais legumes (...)”.

Prunus amygdalus batsch, é o fruto da amendoeira e distingue-se entre o Prunus dulcis (amêndoa doce) e o Prunus amarus (amêndoa amarga). Esta pode ser altamente tóxica para o ser humano, quando crua, por conter ácido prússico. No entanto, deixa de ser perigosa por acção do calor, pelo que é útil no fabrico de licor (a famosa “amarguinha”) e de extracto de amêndoa.


Vou-vos deixar a minha receita, tal e qual como eu a faço! LOL Poderá não ser novidade para muita gente, e a maior parte aconselha-me a reduzir na quantidade de massa, por exemplo, para metade. Diz o especialista (o meu padrinho!), que assim fica muito melhor! ;)

Ingredientes da Base:

125g de margarina
200g de açúcar
200g de farinha
4 ovos
(eu coloco um bocadinho de fermento, caso a farinha não tenha nenhum)

Preparação da Base:

Misturam-se bem os ovos com o açúcar e de seguida a margarina derretida, mas fria! Adiciona-se com jeitinho a farinha e vai ao forno numa forma para tarte bem untada.


Ingredientes da Cobertura:

150g de amêndoa (eu sou guloso, costumo colocar entre 150g a 200g...)
175g de margarina
175g de açúcar
5 colheres de sopa de leite

Preparação da Cobertura:

Leva-se ao lume a margarina, o açúcar e a amêndoa até alourar (pode demorar o seu tempo! Normalmente apanha-se um bocado seca... lol mas é mesmo preciso estar com o lume médio, mexer sempre e estar com atenção, porque depois de começar a alourar (quase tipo caramelo, mas um bocado antes), a mudança na coloração torna-se "galopante" e corre-se o risco de queimar o açúcar!) (AH! também convém, no início, colocar a margarina no fundo.) Depois tira-se do lume e adicionam-se as colheres de sopa de leite, uma por uma, e com muito cuidado! É preciso mexer sempre e esta mistura é "efervescente"! :P O resultado parece bastante líquido, mas basta deitá-lo por cima da base e ele torna-se mais espesso assim que começa a arrefecer.




Bom proveito! ;)

5 comentários:

Ana disse...

Ai não...Tiago...tu és mau...venho aki logo de manhã, ainda antes de tomar o pekeno almoço... essa tarte é mesmo das minhas favoritas. Sim, eu ke sou eskisita, ADORO tarte de amêndoa... e essa tá mm c bom aspecto, caramelizadinha e tudo, mm km eu gosto :P

Unknown disse...

sim sra...bela receita! a minha tia tb é especialista nessa tarte =) hehe ****

Carla disse...

acreditas que nunca fiz? Mas está com um aspecto M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O!!!!

já copiei a receita =P

bjs

seni disse...

Olha, essa não posso copiar... A minha mãe faz de cor e não me parece que vá experimentar a tua :P
Tem um aspecto muitooo bom.

Beijinhos

Alexandre disse...

catano pá!!! essas imagens.. ui...
será se eu imprimir vem o cheiro tb?

Olha que eu tenho uma Hp OfficeJet D145... depois conto te a experiencia.

Mas em caso de avaria, e se fizeres novamente em casa esses bolos, podes me ligar eu dou um step aí, só para controlar as coisas... :)

Ass:
Vizinho