domingo, 25 de maio de 2008

Aebleskivers


Esta é uma receita que eu trouxe da Dinamarca! É uma sobremesa natalícia, muito apreciada! Por eles, e por mim... :p A máquina não foi barata, mas dá sempre jeito! Ainda vai chegar o dia em que vou, com isto, fazer Profiteroles caseiros! Até me cresce água na boca...

Bem, eu não tive tempo de fazer uma grande pesquisa, por isso deixo-vos só uma história simples (a única de que me lembro!) sobre este doce, que não passa de uma panqueca. Os dinamarqueses adoram panquecas, e os vikings são dinamarqueses. Ora, os vikings, quando iam para as guerras deles, não tinham outro sitio para fazer as panquecas senão os escudos, e os escudos dos vikings têm umas bolas que lhe conferem resistência extra. Ao cozinhar as panquecas nos escudos, elas saíam assim, em bola!


Ingredientes:

4 ovos
2 chávenas de farinha
1 chávena de leite
50g de margarina
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de fermento em pó

Preparação:

Esta receita não está escrita em lado nenhum, eu tive de a ir aperfeiçoando... Se tiverem sugestões, ou se souberem como a melhorar, estão à vontade!

Eu começo por separar as gemas das claras. Bato as claras em castelo e depois bato as gemas, numa tigela à parte, com o açúcar. Depois junto a margarina derretida, mas fria, o leite e, quando estou para aí virado, essência de baunilha, licor... qualquer coisa para dar aroma! Depois envolvo a farinha e as claras alternadamente. Isto torna a massa mais fofa e solta. Mas as medidas não são exactas... É frequente ter de adicionar ou mais farinha, ou mais leite... O importante é a massa não estar demasiado liquida, para a bolinha se formar toda. Se estiver com dificuldade em deitar a massa na frigideira própria, os aebleskivers vão ficar demasiado rijos, o que também não é bom...

Depois é só fazer como no filme! A forma de apreciar estes docinhos é mergulhá-los, à mão, em doce e passá-los por açúcar em pó. Se quiserem um efeito mais bonito, faz-se isso no prato. Também podem arranjar um molho de chocolate, chantilly... enfim, usem a imaginação! Na foto está um aebleskiver com doce de tomate e açúcar em pó. O meu preferido é com doce de abóbora e canela! =D



Cumps!

13 comentários:

seni disse...

Receita nova! xD
Então e o estudo do motor xpto, como vai?

ps: ando sim, nota-se assim tanto? =X lol

Bijinhos.

SoulHeaven disse...

O estudo acabou hoje, já está o exame feito! ;)

E só se nota um bocadinho... :p mas isso passa...! ;)

Beijinhos!

Artemisa disse...

Tu és tramado... :-p
Mas ouve lá, essa dos vickings...não é por nada, mas não estou mesmo a conseguir imaginar uma dessas personagens a virar os aebleskivers com tanta delicadeza...acho q os deles ficavam esturricados de um lado e crus do outro!!
LOL
E agora, já não há mais motores para estudar? Férias, já?! :p
Bjos

Artemisa disse...

Pensando bem...nem os meus ablecoisos iam ficar assim...é que não tenho mesmo paciência para cozinhar.... :(

SoulHeaven disse...

Não digas isso! Aquilo é super simples! =D E eu viro assim porque é a melhor maneira para ficarem redondinhos e com muito ar por dentro! Mas há quem só os vire uma vez, ficam tipo bolas de raguebi! LOL

Beijinhos!

SoulHeaven disse...

Quanto aos motores para estudar, por enquanto acabaram, mas fica a faltar uma outra metade do curso... Nós aprendemos o Hardware (quais as peças e como se ligam, inspeccionam e são classificadas) e agora falta a parte de como é que aquilo se aguenta a trabalhar, a chamada parte de Sistemas, ou seja, como é que as bombas, os sensores, as válvulas e tudo o que orienta o funcionamento do reactor funciona. É a melhor parte! :p e muito importante para aquilo que faço.

Férias......... só uma meia dúzia de dias em Junho e Julho... férias a sério só lá para Outubro! Amanhã já estou de volta ao trabalho...

Artemisa disse...

Os meus seriam ablerâguebis, eheheh!
Epah, motores...hmmm...têm "cenas" e "coisos", lá dentro, não é?? E gira-se uma chave e puff!!! Faz-se o chocapic!! Pronto, é esta a minha visão do mundo dos motores :p
Fico-me pelos ben-u-rons, eheheh :-)
Então boa semana!
bjs

SoulHeaven disse...

Ficas-te pelos ben-u-rons!? Tu consegues ler o que os médicos escrevem nas receitas!!! Para mim isso é um super-poder!! LOL =D
Boa semana! ;)
bjs

Anónimo disse...

Que perfeição!
Estou tentada a experimentar.
Sabes onde posso arranjar uma máquina dessas em Portugal? Ou onde a posso encomendar online (deve ser caríssima).
Se pensares vender ou alugar a tua avisa.
Continua como és.

SoulHeaven disse...

Olá! Para ser mais fácil dar essas informações, vou colocar um post sobre esse assunto amanhã. ;) estou a responder aqui para o caso de ter pedido para seguir os próximos comentários!

Obrigado pela visita.

Anónimo disse...

Olha lá essa receita nao é nenhuma panqueca é feita de massa de panqueca. Essa receita em portugues é "Fatias de maçã" vai ver na wikipedia Æbleskiver
e vais ver o que te dizem. Ó seu burro

SoulHeaven disse...

LOOOOLLLL =D

Epah, boa!! ;P És bué esperto! =D LOLOLOLOLOL

Obrigado pelo comment! =D

AHAHAHAHAHAH!!!!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.